ECONOMIA

PIB goiano registrou o dobro do crescimento brasileiro em 2019, revela pesquisa

O Produto Interno Bruto (PIB) consolidado do Estado de Goiás, em 2019, foi quase o…

Produção industrial sobe 3,9% em 2021, mas não retoma nível pré-pandemia (Foto: Governo de Goiás - Divulgação)
Foto: Governo de Goiás - Divulgação

O Produto Interno Bruto (PIB) consolidado do Estado de Goiás, em 2019, foi quase o dobro do registrado pelo Brasil. É o que aponta e estudo realizado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).

Os números apontam que a riqueza nacional apresentou crescimento de 1,2% naquele ano, enquanto o PIB de Goiás atingiu 2,2%. O estudo, divulgado na sexta-feira (12), apresenta a variação real e a composição setorial do PIB de Goiás com resultado de incremento alcançado de R$ 7,3 bilhões.

O desempenho dos setores que compõem o conjunto produtivo do Estado aponta para recuperação da economia goiana, que vinha de queda de 1,4%, em 2018. O crescimento em 2019 assegurou a Goiás a 9ª posição no ranking entre os Estados da Federação.

Indústria e comércio impulsionaram PIB goiano

A indústria foi o semento que mais cresceu em Goiás. O setor apresentou PIB negativo em 2018, de -1,2% e foi para o positivo, de 2,9%. Outros segmentos também mostraram resultados positivos como: serviços (1,9%) e agropecuária (1,4%). Na passagem de 2018 para 2019, o valor adicionado cresceu 2,1% nas atividades do PIB goiano.

O titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, comentou os números e disse que apesar de todas as dificuldades enfrentadas naquele período, o governo conseguiu promover o crescimento do PIB da indústria e dos serviços.

“O empresário encontra as melhores condições no Estado. Logística privilegiada, localização estratégica, incentivo fiscal desburocratizado, segurança pública adequada e apoio do governo. O resultado é expansão da economia”, disse o titular da SIC.

Já o setor de serviços alcançou crescimento de 1,9%, com ênfase para o setor imobiliário, que cresceu 0,6% e nas atividades relacionadas à arte, cultura, esporte e recreação, que avançaram 7,7% em relação ao ano anterior.

Agricultura

Com participação de 11,4% na economia goiana, a agropecuária apresentou crescimento em volume de 1,4%, em 2019. A atividade, composta por agricultura, pecuária, produção florestal e pesca, contabilizou R$ 1,271 bilhão a mais, em relação a 2018.