IBGE

Produção de tomate em Goiás cresce 13,3% e representa um terço no País

Estado deve atingir 1,1 milhão de toneladas do alimento em 2022

Goiás deve responder por um terço da produção brasileira de tomate este ano
Produção de tomate em Goiás cresce 13,3% e representa um terço no País (Foto: Enio Tavares - Governo de Goiás)

Dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta quinta-feira (8/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que a produção goiana de tomate deve crescer 13,3% este ano em relação a 2021. Os números foram coletados em novembro.

Com isso, o Estado deve atingir 1,1 milhão de toneladas do alimento em 2022. Na liderança da atividade no Brasil, Goiás representará 29,9% da produção brasileira do fruto. O montante previsto é de 3,8 milhões de toneladas.

O IBGE aponta, ainda, que Goiás pode ter aumento de 7,8% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em geral, segmento que tem 10,4% da participação nacional. Em relação a cana-de-açúcar, o crescimento deverá ser de 3,5%, comparado ao ano passado,

Outras possíveis altas indicadas foram: uva (30,1%), batata inglesa (26,8%), laranja (3,4%) e mandioca (0,1%).

Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Tiago Mendonça cita que o tomate vem na contramão do restante do país, onde há retração de 1,2% da produção. Segundo ele, há vários fatores, “inclusive climáticos, mas é um sinal positivo da pujança da nossa agropecuária e não podemos nunca deixar de ressaltar a força e a resiliência do nosso produtor”.