ENDEMIA

Em ação contra dengue, prefeitura de Aparecida faz mutirão para recolher pneus

Para combater o avanço da dengue na cidade, a prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou…

Recolhimento de pneus para combate a dengue em Aparecida (Foto: Recolhimento de pneus para combate a dengue em Aparecida - Divulgação)

Para combater o avanço da dengue na cidade, a prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou nesta semana mutirão para recolhimento de pneus. A força-tarefa tem início nesta quarta-feira (16) e vai até a quinta-feira (17) com equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) percorrendo toda a cidade, principalmente borracharias, praças, avenidas e terrenos baldios, em busca do material. Os pneus recolhidos serão destinados a uma empresa de reciclagem.

O mutirão envolve mais de 30 profissionais da Vigilância Ambiental e nove veículos, dentre caminhões e caminhonetes. O ponto de partida das equipes é a Avenida Atlântica (próximo ao Fórum), no Goiânia Park Sul. A prefeitura espera ainda que a população contribua e solicite o serviço pelo telefone 3545-4819, caso tenha alguma carcaça para ser recolhida.

Os pneus são o terceiro principal criadouro do mosquito transmissor da dengue e preocupa as autoridades de Saúde Pública.

“O descarte incorreto desse material é um grave problema ambiental. O pneu leva centenas de anos para se decompor e também pode armazenar água parada, ambiente ideal para a reprodução do Aedes Aegypti”, alerta a superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro.

Dengue em Aparecida

O Mais Goiás já mostrou que diante dos 24.714 casos de dengue confirmados somente em 2022, a prefeitura de Aparecida de Goiânia intensificou nesta semana ações para combate à proliferação do mosquito aedes aegypti – dengue. O trabalho será focado principalmente nos bairros onde há mais registros da doença na cidade: Buriti Sereno, Goiânia Park Sul e Jardim Boa Esperança.

Estão também no alvo da prefeitura os bairros Santa Luzia, Colina Azul, Expansul, Parque Itatiaia, Jardim Olímpico, Tiradentes, Belo Horizonte, Rosa dos Ventos e Cidade Livre.

Para o ataque ao mosquito, a prefeitura conta com três equipamentos de fumacê advindos da Secretaria de Estado de Saúde — dos quais dois emprestados e um doado.