Entrevista

Em entrevista à Rádio Terra, José Eliton destaca queda recorde nos índices de homicídios em Goiás

Em entrevista ao programa Show da Manhã, veiculado pela Rádio Terra, o vice-governador e secretário…

Em entrevista ao programa Show da Manhã, veiculado pela Rádio Terra, o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, destacou, neste sábado (02/07), a queda recorde nos índices de homicídios em Goiás, o menor nos últimos quatro anos. Em janeiro deste ano foram contabilizados 250 casos; em junho de 2016, foram 174 – queda expressiva de 30,40%. Para efeitos de comparação, em junho de 2012 foram pouco mais de 190 casos.

José Eliton reafirmou também a importância da integração das forças policiais e dos serviços de inteligência no combate à criminalidade e listou operações deflagradas durante sua gestão que cooperam significativamente para o declínio nos indicadores de criminalidade.

“Estamos em linha decrescente no número de homicídios e intensificamos patrulhamentos ostensivos com participação de todas as forças policiais”, disse José Eliton. “Temos também projeções positivas para o segundo semestre deste ano, sobretudo quando estabelecermos uma comparação com base em 2015”, antecipou.

A entrevista foi comandada pelo âncora Ferreira Júnior com comentários do jornalista Carlinhos do Esporte. José Eliton pôde interagir com ouvintes que enviaram demandas e questões, prontamente respondidas pelo titular da SSPAP. “É uma forma de exemplificar para a população as ações que estamos empreendendo. São atividades permanentes que avançam no combate a todas as formas de violência”, declarou.

O vice-governador ainda teve a oportunidade de falar a respeito do Encontro Brasil Central de Secretários de Segurança Pública de que participou na última sexta-feira (1º/07), em Brasília (DF). Ele é o presidente do Pacto Interestadual de Segurança Integrada. Ele destacou a atuação conjunta dos estados e o reconhecimento que as políticas adotadas em Goiás têm por parte dos representantes das forças de segurança das demais unidades da federação que integram o consórcio (também estão no grupo Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rondônia e Distrito Federal). “Estamos dando um passo importantíssimo em prol da integração dos serviços de inteligência que terá consequências positivas na desestruturação, na raiz, de crimes como o tráfico de drogas”, sintetizou.

Este reconhecimento também pode ser mensurado pela manifestação explícita de outros estados que não integram o consórcio mas que querem integrar esforços no combate ao crime organizado, como Minas Gerais e Bahia, que já participaram desta reunião de sexta-feira, e Pará e Piauí, que demonstraram interesse em aglutinar esforços.

Anistiados da Caixego

Após a entrevista à Rádio Terra, José Eliton participou, ao lado do governador Marconi Perillo, do encontro com os anistiados da Caixego, no Tatersal de Elite do Parque Agropecuário de Nova Vila. Os beneficiários da anistia são aqueles que foram demitidos da extinta Caixego no período de 20 de setembro a 1990 a 31 de dezembro de 1997. Neste ano, o Governo do Estado enquadrou 222 servidores. O processo de reintegração dos anistiados começou em 2013. Pouco mais de 23 anos depois de terem sido demitidos, eles voltam aos quadros do funcionalismo do Governo do Estado.

O vice-governador José Eliton, que também participou das ações com esse objetivo, disse que o governador Marconi Perillo reparou um erro cometido por dirigentes do estado no passado. “Registro aqui a minha alegria em poder fazer parte deste reparo histórico”, disse.