Saúde

EUA realiza primeiro transplante de pênis

O caixa de banco Thomas Manning, de 64 anos, se tornou o primeiro paciente a…

O caixa de banco Thomas Manning, de 64 anos, se tornou o primeiro paciente a receber um transplante bem-sucedido de pênis. Ele perdeu boa parte do próprio órgão em 2012 para um tipo raro de câncer. Agora, segundo o New York Times, ele está se recuperando bem e não apresenta sinais de rejeição após passar por uma cirurgia de 15 horas no Massachusetts General Hospital. A equipe que fez o procedimento estudava a possibilidade de um transplante peniano há três anos. Após muito estudo, especialmente técnico, Manning se tornou o primeiro felizardo.

 

O urologista por trás da ideia foi o Dr. Curtis L. Cetrulo. A maior preocupação da equipe são os micro-vasos circulatórios do pênis. Havia uma grande preocupação não apenas com rejeição, mas com hemorragia. Mas agora está tudo bem e o doutor espera que os transplantes penianos se tornem mais comuns. Outra linha que está sendo estudada é a de pênis criados em laboratório para esta função. O mais feliz de todos é o paciente: “Eu não podia me relacionar com ninguém. Você não pode contar para uma mulher que tem um pênis amputado”, disse ao NYT. 

 

A ideia dos pesquisadores é agora aperfeiçoar a técnica para ser utilizada principalmente com veteranos de guerra, que muitas vezes perdem o pênis devido a eventos traumáticos, como explosões.