Serviço militar

Exército realiza 1º mutirão de alistamento para pessoas trans no DF

Podem se alistar no Exército todos os homens entre 18 e 45 anos, independente de ser transgênero

Exército brasileiro (Foto: Agência Brasil)
Exército brasileiro (Foto: Agência Brasil)

A Junta do Serviço Militar do Exército do Distrito Federal realiza, na próxima segunda-feira (29), o 1º mutirão de alistamento militar para homens trans e pessoas trans masculinas. A data foi escolhida por ser o Dia Nacional da Visibilidade Trans.

Podem se alistar todos os homens entre 18 e 45 anos, independente de ser transgênero ou cisgênero. Exige-se apenas que esteja com o documento de identidade sinalizado como gênero masculino.

Pessoas que realizaram a mudança de nome e gênero há mais de 30 dias precisam se atentar ao pagamento da multa de alistamento fora do prazo, e da taxa de emissão do Certificado de Dispensa de Incorporação, ambas no valor de R$ 5,91 cada. Em casos de impossibilidade de pagamento, a taxa não será cobrada.

O processo de alistamento é iniciado com uma ligação para o telefone (61) 9 8244-2516, contato da Defensoria Pública do Distrito Federal, em que o candidato manifesta interesse em se alistar. A pessoa precisa enviar cópia de um documento oficial com foto (CNH, RG, passaporte, carteira de trabalho), número do CPF, a cópia da nova Certidão de Nascimento e a cópia de um comprovante de residência.