DESESPERO

Família estende faixa na porta de UPA para pedir vaga de UTl

Uma família de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, apelou para…

Família estende faixa na porta de UPA para pedir vaga de UTl
Família estende faixa na porta de UPA para pedir vaga de UTl (Foto: reprodução/Facebook)

Uma família de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, apelou para uma faixa endereçada à Secretaria de Saúde para tentar conseguir uma vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o paciente Mauro César Soares, de 59 anos.

Parentes e amigos do homem ficaram por cinco horas, entre a tarde e a noite da última quarta (7) estendendo o banner de pouco mais de dois metros de comprimento em frente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jaguaré. Mauro estava há 22 dias no local, internado por complicações da covid-19.

Segundo a família, a iniciativa foi motivada pelo fracasso em tentar transferir Mauro César para uma unidade de saúde com mais recursos.

“Ontem pela manhã o médico me ligou e informou que o estado de saúde do Mauro havia se agravado e os rins estavam parando por isso ele precisaria passar por hemodiálise, mas na unidade não havia a máquina para fazer o tratamento. Foi aí que eu tive a ideia de fazer a faixa para pedir a transferência dele para outro hospital”, relata Izabel Dias, ex-mulher do paciente.

Depois do apelo, que também foi publicado nas redes sociais, o paciente foi transferido na manhã de hoje para um leito de UTI no Hospital de Base, unidade referência para o tratamento da covid-19 na cidade.

“Os hospitais de campanha não têm os mesmos recursos que tem um hospital, mas graças a Deus ele foi transferido. O estado de saúde dele está grave, mas estamos confiantes de que ele vai se recuperar”, acrescenta Izabel.

De acordo com a família, Mauro foi diagnosticado com covid-19 em março. Ele ficou internado por três semanas no Jaguaré, onde passou por duas intubações em menos de um mês.

Depois do apelo, a família relata que uma máquina para o tratamento de hemodiálise chegou à UPA e vai atender pacientes que estão internados no local a partir de sexta-feira (09).

A reportagem do UOL procurou a prefeitura de São José do Rio Preto, porém não obteve resposta até o fechamento dessa reportagem.