Aparecida de Goiânia

Foco de acidentes, acesso à BR-153 pela Vila Santos Dumont será fechado neste sábado (1)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu detalhes à imprensa na manhã desta sexta-feira (31) sobre…

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu detalhes à imprensa na manhã desta sexta-feira (31) sobre o fechamento do acesso à BR-153 pela Avenida Toledo, na Vila Santos Dumont, em Aparecida de Goiânia. A entrevista coletiva foi realizada após o Mais Goiás noticiar a mudança no último sábado (25).

O ponto a ser fechado neste sábado (1º) está localizado no km 506 da rodovia, nas proximidades do supermercado Makro. No local, defensas metálicas impedirão o acesso a um retorno para os que saem do bairro.

Após o fechamento, o retorno na rodovia deverá ser feito cerca de 1,3 quilômetro adiante, na altura do viaduto do Posto Santo Antônio. Outra opção é sair por dentro do bairro, pelas avenidas Anápolis ou São Paulo, e acessar a BR por outro ponto. Atualmente, o retorno é feito em 330 metros, demandando quatro mudanças de faixa no decorrer dessa curta extensão.

De acordo com o chefe da Delegacia da PRF em Goiânia, Rodrigo Lobo, o ponto onde ocorrerá a mudança está dentro do trecho de 10 quilômetros que é considerado o 11° mais perigoso do País e o 1° do Estado, onde ocorrem mais acidentes e com maior gravidade.”Essa medida não foi tomada de forma aleatória. Ela é pautada em dados estatísticos de quantidade de acidentes no local e na menor intervenção que o poder público pode fazer no sentido de garantir a segurança e fluidez”, destacou.

Pela via, circulam por dia cerca de 50 mil veículos, um fluxo intenso que gera um grande número de acidentes. Outras medidas para minimizar os riscos no local já foram tomadas anteriormente, como implementação de ferramentas de controle de velocidade e a construção de passarelas.

A análise do local feita pela PRF – inclusive com o auxílio de drones — apontou que as colisões traseiras e laterais são os principais tipos de acidentes, causados, em sua maioria, pela tentativa de atravessar a pista para acessar o retorno, já que os condutores se arriscam atravessando as três faixas da pista, em um espaço curto, para utilizar o retorno que existe logo à frente. Segundo Rodrigo, com o acesso impedido haverá menos desacelerações bruscas, que costumam ocorrer em decorrência do conflito entre quem está circulando na via e quem a adentra com o objetivo de retornar, o que deve reduzir o número de acidentes e melhorar a fluidez no trânsito.

Rodrigo também ressaltou que novas mudanças ao longo da rodovia já estão sendo planejadas. “Intervenções estão sendo realizadas ao longo de todo o trecho urbano da BR-153 buscando a melhoria para os cidadãos”, disse. “Levantamentos comprovam que no km 510, no início do Anel Viário, há necessidade de intervenção na engenharia de trânsito também.”

Levantamentos

Uma análise das nove rodovias federais sob circunscrição PRF em Goiás, aponta que nos últimos cinco anos, de 2012 a 2016, as BRs 153 e 060 foram responsáveis por 76,6% dos acidentes registrados, sendo que o trecho urbano de Goiânia representa 46%.

No mesmo período, o trecho entre o Km 500 e 510 teve a maior incidência de acidentes (2.179), o que representa 51% dos acidentes do perímetro urbano de Goiânia, ocasionando a morte de 63 pessoas e deixando outras 1.106 feridas. O acesso que será fechado no KM 506 contribui para esse alto índice no trecho. Somente nesse quilômetro foram registrados 225 acidentes nos últimos cinco anos.