JBS

Frigorífico em Senador Canedo é liberado pelo Ministério do Trabalho

Um dia após ser interditado, o frigorífico da JBS em Senador Canedo voltou a funcionar…

Um dia após ser interditado, o frigorífico da JBS em Senador Canedo voltou a funcionar normalmente na tarde desta sexta-feira (23). Em nota, o Ministério do Trabalho justificou que a empresa trouxe a documentação necessária para a liberação do local.

“A empresa JBS trouxe toda documentação para análise. Passaram a madrugada corrigindo as imperfeições, inclusive trouxeram relatório com a assinatura do engenheiro técnico responsável. Após análise criteriosa dos documentos e verificação “inloco” por parte dos Auditores fiscais Do Trabalho, a interdição foi levantada as 16:45 dessa tarde”, informa o texto.

Na terça-feira (20), um vazamento de amônia no local deixou mais de 60 trabalhadores intoxicados. Ontem, a Superintendência do Ministério do Trabalho em Goiás interditou o sistema de tubulação que operam os gases do frigorífico e, consequentemente, toda a produção da unidade foi paralisada.

Durante fiscalização realizada na quinta-feira (22), o auditor fiscal Rogério Silva Araújo chegou a afirmar que os funcionários estavam sujeitos a novos vazamentos. “Além disso, identificamos falta de inspeção das tubulações que transportam os gases sob pressão, em especial as que transportam amônia”, explicou.

O frigorífico já havia recebido três autuações entre junho e agosto deste ano por irregularidades no sistema de amônia. A fiscalização ainda lavrou, nos últimos três meses, 78 autos de infração por violação às normas de proteção ao trabalho, sendo que 67 foram por descumprimento das normas de segurança e saúde no trabalho.

O vazamento que deixou mais de 60 trabalhadores é o terceiro acidente em instalações da JBS só este ano no Brasil.