Palestras

Goiânia recebe Ela e os Bits – 4º Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia

O 4º Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia será realizado nesta sexta (17) e sábado (18),…

O 4º Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia será realizado nesta sexta (17) e sábado (18), na Faculdadede Tecnologia do Senac Goiás, com o tema Elas e os Bits. O primeiro evento começa às 19h, com a palestra Empreendedoras e a Tecnologia, com Ana Fontes. Ela é fundadora da Rede Mulher Empreendedora, pós-graduada em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em empoderamento e empreendedorismo feminino, consultora do Projeto Itaú Mulher Empreendedora, uma entre as duas únicas brasileiras selecionadas para o programa de Fellows da Vital Voices e finalista do programa Women Change Makers da Womanity Foundation. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.doity.com.br/mnt2016/inscricao, no valor de R$ 50,00 a inteira e R$ 25,00 a meia para estudantes e caravanas.

Com o total de 27 atividades, o evento reúne palestras, workshops e oficinas destinadas a homens e mulheres que pretendem compreender questões de empreendedorismo nas diversas áreas de tecnologia. Para a palestrante e uma das fundadoras do encontro, Danielle Gomes de Oliveira, o projeto pretende abrir espaço para mulheres em um terrirório que tem se fechado cada vez mais para elas. “As estatísticas mostram que, inicialmente, a tecnologia tinha uma grande entrada de mulheres, e com o tempo esse número foi caindo, com uma grande entrada de homens afastando as mulheres da área, e precisamos reverter isso”, afirmou.

De acordo com ela, que é engenheira de computação especialista em Inteligência de Negócios, Consultora Sistêmica Organizacional, Master Coach, Master Pratictioner e Trainer em PNL e Analista Comportamental, “o intuito é trazer nomes de referência, exemplos e em alguns casos, derrubar barreiras e tabus sobre a atuação feminina neste mercado de trabalho”. Formada pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Danielle explica que, assim como os encontros anteriores, trazer referências em tecnologia para Goiás é uma escolha importante. “Temos organizado palestras e outras atividades em outros estados também, como Minas Gerais, mas a parte principal é mantida aqui. Queremos mostrar que aqui também temos um polo de tecnologia”. 

O encontro é gerido pelo grupo Mulheres na Tecnologia, do qual ela é uma das fundadoras, ao lado de Andressa Martins, Narrira Lemos e Luciana Silva. “O grupo começou há sete anos e damos palestras sobre empoderamento femino, procurando ajudar mulheres que querem entrar na área, mulheres que já estão mas não se se sentem prontas para pedir um aumento de salário, por exemplo”, disse. Sem fins lucrativos, a equipe mantém o site www.mulheresnatecnologia.org, e vêm pomovendo atividades em Goiânia para que haja reconhecimento do potencial feminino nos setores da tecnologia, assim como promover troca de experiências, divulgar vagas de empregos, capacitar mulheres, incentivas pesquisas e realizar ações de inclusão. 

Programação

A programação completa com os horários de cada atividade pode ser vista em www.doity.com.br/mnt2016/blog/programacao. Entre os destaques, estão a keynote O ideal feminino e a computação, que será apresentação por Cláudia Melo. A palestrante é pesquisadora associada ao Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), onde realiza pesquisas sobre ecossistemas de empreendedorismo em software. Melo é doutora em Ciência da Computação pelo IME-USP e foi Global Head of Learning & Development na ThoughtWorks e Diretora de Tecnologia da ThoughtWorks América Latina. Já trabalhou ainda com a Norwegian University of Science and Technology, tendo recebido em 2015 o Prêmio Tese Destaque da USP.

No sábado, às 11h50, será realizada na Sala Equidade a palestra Educação em Tecnologia para Mulheres: ações e reflexões, com a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Luciana Bolan Frigo. Ela é graduada pela mesma universidade em Engenharia de Controle e Automação Industrial e mestre e doutora em Engenharia Elétrica e doutora em Ciência da Computação pela Université de Toulouse, na França. Ao mesmo tempo acontece o laboratório Aprendendo a programar jogos em plataforma online de Python, Ariane Nathaly Parra Dionísio. Formanda em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), ela é formada em Gestão e Liderança pela Universidade de Pittsburgh (EUA), apaixonada por jogos e participante de diversos painéis e debates sobre o tem em todo o País.

Outro destaque do evento é a gaúcha Cynthia Zanoni, evangelisa técnica na Microsoft Brasil e fundadora de uma startup especializada em UX. Zanoni é ativista do open source e criadora do WoMakersCode, projeto focado em capacitação e empoderamento feminino e de minorias. Ela é ainda coordenadora nacional do Women & Mozilla (WoMoz), trabalho de inclusão e diversidade da Mozilla que a levou para representar o Brasil no Leadership Summit da Mozilla, em Cingapura.

A Faculdade de Tecnologia Senac Goiás fica localizada na Avendia Independência, no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia.