MONKEYPOX

Goiás confirma 1º caso de varíola dos macacos em bebê de 11 meses

O boletim foi divulgado na última sexta-feira (23) e aponta ainda que a criança é de Águas Lindas de Goiás

Goiás tem 453 casos de varíola dos macacos, diz SES-GO (Foto: Agência Brasil)
Goiás tem 453 casos de varíola dos macacos, diz SES-GO (Foto: Agência Brasil)

Um boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) revela que Goiás registrou o primeiro caso de varíola dos macacos em um bebê de 11 meses. O boletim foi publicado na sexta-feira (23) e aponta que a criança é de Águas Lindas.

Segundo o documento, Goiás já registrou 453 casos da doença, sendo que 437 pacientes são homens (96,5%) e 16 são mulheres, todos entre 0 e 64 anos de idade.

Ainda de acordo com dados da pasta, 579 casos foram descartados. Outros 399 casos estão sob investigação. Nenhum óbito foi registrado.

Conforme expõe a SES, 27 municípios em todo estado registraram casos da varíola. Até a última quinta (22) o paciente mais novo, contaminado pela doença, era uma criança de três anos.

Transmissão

A transmissão da varíola dos macacos ocorre através de contato próximo com pessoa infectada (lesões de pele ou mucosa de pessoas infectadas, secreções respiratórias, contatos íntimos (beijos, abraços e contato pele com pele) e/ou por materiais e objetos contaminados)

Prevenção

De acordo com a SES, deve-se evitar contato próximo com pessoa infectada ou com suspeita de contaminação pela doença. Também é preciso evitar contato íntimo (beijar, abraçar e contato pele com pele com pessoas com lesões/feridas).

A população pode se proteger ainda com uso de máscaras em ambientes abertos e fechados com aglomeração de pessoas. Também é necessário evitar compartilhamento de itens pessoais, como toalhas, roupas de cama, copos, objetos sexuais e outros.