TEMPO

Goiás pode ser atingido por onda de calor histórica até sexta (2/10)

Goiás está entre os Estados que poderão ser atingidos esta semana por um episódio de…

Prédios aparecem em reflexo luminoso registrado no Lago do Parque Flamboyant, Jardim Goiás, em Goiânia (Foto: Vinícius Schmidt)
Prédios aparecem em reflexo luminoso registrado no Lago do Parque Flamboyant, Jardim Goiás, em Goiânia (Foto: Vinícius Schmidt)

Goiás está entre os Estados que poderão ser atingidos esta semana por um episódio de calor histórico e umidade relativa do ar abaixo do recomendado. Segundo o portal MetSul Meteorologia, há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades do Centro-Oeste e do Sudeste do país.

De acordo com o MetSul, o calor será intenso durante toda a semana, mas entre esta quarta (30) e sexta-feira (2) as máximas serão ainda mais altas, podendo variar entre 41ºC e 43ºC no Sul goiano e na área Oeste do Triângulo Mineiro. Para piorar, não há prognóstico de chuvas até o dia 6 de outubro, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Esse episódio de calor histórico é resultado de uma gigante bolha de ar quente que gera movimentos descendentes na atmosfera, resultando em calor extremo e tempo seco. A forte estiagem com baixa disponibilidade de umidade no solo acaba agravando a situação. Cuiabá, por exemplo, irá registrar a maior máxima desde o início das medições no ano de 1911, com quase 43ºC.

As simulações chegam a projetar temperaturas entre 15ºC e 20ºC acima do normal no Centro-Sul do Brasil, segundo o MetSul. “É o que se observa em ondas excepcionais de calor como que se registram em áreas acostumadas a calor muito extremo como o Cuyo na Argentina, Califórnia ou Austrália”, afirma a publicação.

Goiás será atingido por onda de calor histórica entre quarta e sexta-feira

(Foto: Reprodução MetSul)

Temperatura na Capital

Goiânia chegará a máxima de 40º nesta quarta-feira (30), com umidade mínima em 15%. Na próxima quinta-feira (1º) a umidade mínima permanece em 15%, já a temperatura máxima será de 36º, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, em determinada hora do dia da última terça-feira (29), a capital registrou 39,8ºC. Amorim alerta que a onda de calor pode ser renovada, dependendo do comportamento do tempo para os próximos dias e lista recomendações que devem ser seguidas pela população.

“Evitem sair de casa nas horas de máximo sol, principalmente entre 11h e 17h. Beber água com frequência, vestir-se com roupas leves, usar protetor solar e evitar a propagação de queimadas”, afirma.

Histórico

Dados do Cimehgo, mostram as temperaturas máximas atingidas em Goiânia no mês de Setembro dos últimos seis anos, sendo 2020 o ano com a pico mais alto. Confira:

Goiás será atingido por onda de calor histórica entre quarta e sexta-feira

(Foto: Mais Goiás)