Capital

Goiás será capital simbólica do Estado pela 31ª vez

Neste sábado (26/07), a cidade de Goiás será pela 31ª vez a capital simbólica do…

Neste sábado (26/07), a cidade de Goiás será pela 31ª vez a capital simbólica do Estado de Goiás. A reverência à cidade, que foi sede do governo goiano até que a recém-inaugurada Goiânia assumiu o posto em 1937, foi pensada e colocada em prática por meio da Lei 9.314, de dezembro de 1983.

Fundada por Bandeirantes que ali chegaram em busca de ouro, a hoje conhecida cidade de Goiás, que detém os títulos de Patrimônio Histórico Nacional, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e de Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecimento da Unesco, completa neste dia 25, sexta-feira, 287 anos.

As comemorações que incluem a Festa de Sant’Ana, padroeira da cidade, no dia 26, acontecem durante toda a semana com festas populares, religiosas, agendas culturais e inúmeros eventos preparados pela população e pela Prefeitura de Goiás. Este ano, por escolha do governo estadual, a transferência ocorre no dia da Festa.

Nos anos anteriores recentes ela acontecia no aniversário. Como de praxe, a cerimônia começa logo cedo, com a instalação dos três poderes estaduais constituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário, e segue pelo dia com visitas às comunidades vizinhas, festas populares e despachos especiais e de rotina na sede dos três poderes estaduais na capital simbólica, o Palácio Conde dos Arcos, na Praça do Coreto.

VISIBILIDADE

Chafariz de Cauda. (Foto: Secretaria de Turismo da Cidade de Goiás/Lázaro Ribeiro)O aniversário deste ano tem motivos a mais para comemorações, garante a assessora da Secretaria de Turismo do Município, Flávia Rabelo. Ela avalia que o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco em 2001, começou a dar seus frutos mais suculentos em 2013. Foi quando a mídia nacional e até a internacional “descobriram” as riquezas culturais, históricas e naturais da cidade e pra lá correram para produzir matérias para a TV, rádio, jornais, revistas e web.

Exemplos são as reportagens do programa Mais Você, da TV Globo, na Folha de São Paulo e revista Claudia, além de vários outros com visibilidade em todo o País. Em nível internacional o canal National Geographic mostrou ampla matéria sobre as riquezas da cidade .

“O resultado foi o considerável aumento do número de turistas vindos de outros Estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília”, conta entusiasmada Flávia Rabelo.

Para receber bem o turista, ela afirma que a Prefeitura e o Estado têm trabalhado unidos na oferta de cursos de qualificação da mão de obra local. O Sebrae também fez sua parte com a inclusão da cidade de Goiás no circuito turístico de cidades histórias brasileiras formado por 38 destinos.

SELO DE QUALIDADE

Procissão do Fogaréu. (Foto: Goiás Turismo/Silvio Quirino)A Procissão do Fogaréu e o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) que é realizado na cidade desde 1999 pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), são os eventos que mais atraem turistas para a cidade. E não há quem, vindo de onde vier, não queira logo experimentar o famoso empadão de Goiás, os pastelinhos, os doces cristalizados e os alfenins celebrizados por sua mais notável figura, a poetisa Cora Coralina.

De olho nesse naco do mercado turístico, a Prefeitura, junto com o Estado e o Sebrae, criou este ano o selo Vila Boa Mais Me Quer. Ele será concedido a 27 restaurantes e bares que apresentarem bom desempenho em cinco itens: atendimento; cardápio; segurança alimentar, espaço físico e regulamentação empresarial.

Assim, a cidade de Goiás, localizada no sopé da Serra Dourada, se prepara para soprar as 287 velinhas de seu aniversário e para mais uma vez se tornar a capital do Estado.