TEMPO DETERMINADO

Governo federal autoriza IBGE a contratar para o Censo 2022 sem processo seletivo

A partir desta segunda-feira (dia 21), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pode…

IBGE se une a órgãos públicos e sociedade civil para concluir Censo
IBGE se une a órgãos públicos e sociedade civil para concluir Censo (Foto: Jucimar de Sousa)

A partir desta segunda-feira (dia 21), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pode contratar pessoal, por tempo determinado, para trabalhar no Censo 2022. Segundo a Medida Provisória (MP) 1.141 — publicada no Diário Oficial da União —, fica dispensada a realização de processo seletivo. Também podem ser incluídos servidores aposentados de União, estados, municípios e Distrito Federal. As informações são da Agência Brasil.

A MP determina que os contratados vão desempenhar atividades ordinárias pertinentes ao recenseamento. De acordo com o IBGE, não haverá diferenças nas condições de trabalho entre os contratados e concorrentes.

“Haverá igualdade de condições na seleção, na contratação e na execução da contratação entre os aposentados e os demais concorrentes ou contratados”, informa o IBGE.

Acelerar coleta de dados

A Secretaria-Geral da Presidência informou, em nota, que a MP, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, foi editada para acelerar o Censo de 2022 e garantir que a coleta de dados seja concluída ainda neste ano.

“A MP permite a contratação de pessoal temporário [recenseadores] por análise de currículo, i. e., sem processo seletivo, e a contratação de pessoal aposentado pelos regimes próprios de previdência social (isto é, funcionários públicos aposentados), de qualquer ente da federação, como recenseador”, informa a secretaria-geral.