Eleições 2014

Grupom/DM: Marconi amplia vantagem e abre 12 pontos de frente sobre Iris

// // O governador e candidato à reeleição Marconi Perillo (PSDB) ampliou para doze pontos…

//
//

O governador e candidato à reeleição Marconi Perillo (PSDB) ampliou para doze pontos percentuais a sua vantagem sobre o segundo colocado, Iris Rezende (PMDB). É o que mostra pesquisa realizada pelo instituto Grupom entre os dias 24 e 27 de agosto. Marconi aparece com 38,1% das intenções de voto, contra 26,7% de Iris. No levantamento anterior, realizado no início do mês, a diferença era de 10,9 pontos.

O ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB) é o terceiro colocado, com 9,8%. O ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT) continua em quarto, com 7%. Os demais candidatos não atingiram 1%. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

No cenário espontâneo, em que o eleitor responde sem o auxílio de uma cartela com o nome dos postulantes, Marconi lidera com 23,1%, seguido por Iris (15,8%), Vanderlan (5,9%) e Antônio Gomide (4,4%). Não quiseram ou não souberam responder 50,5% dos entrevistados.

O governador está à frente de Iris em todas as estratificações de sexo, idade, grau de escolaridade e religião. Também é o líder em praticamente todas as regiões do Estado. A exceção é o Centro goiano, onde se localiza Anápolis e a Região Metropolitana da Capital. A boa notícia para Marconi é que a frente de Iris, que já foi de 20 pontos, hoje é de apenas 2,1.

Na região Norte do Estado, Marconi tem 41,5% e Iris 24,5%. No Noroeste goiano, 52,4% a 23,8% em favor do tucano. No Leste, a situação é ainda mais favorável para Marconi: 50,3% a 15,4%. No Centro Goiano, Iris aparece com 31,5% e Marconi com 29,4%. Na região Sul, o governador vence com 45,1% a 25,3%.

VOTOS VÁLIDOS

Para liquidar a eleição no primeiro turno, o governador precisa da maioria absoluta dos votos, ou seja: a metade mais um. De acordo com a pesquisa do instituto Grupom, existe possibilidade real de isso acontecer nesta eleição.

Em votos válidos, o tucano já conta com 46% (ele precisa passar dos 50%). Iris conta com 32,3% das intenções de voto. Na sequência estão Vanderlan (com 11,8%) e Gomide (8,5%). Alexandre Magalhães (PSDC), Marta Jane (PCB) e Professor Weslei (PSol) tem menos de 1%.  

Os votos válidos são calculados excluindo-se do resultado geral eleitores que afirmam não saber em quem votar ou que dizem que votação em branco ou nulo. Essa é a forma que a Justiça Eleitoral computa os votos dos candidatos para apresentação dos resultados das eleições.