investigação

Hacker diz que Bolsonaro perguntou se ele poderia invadir urnas eletrônicas

Walter Delgatti relatou que teve um encontro com Bolsonaro no Palácio da Alvorada

Hacker diz que Bolsonaro perguntou se ele poderia invadir urnas eletrônicas Walter Delgatti teve um encontro com Bolsonaro na Alvorada

O hacker Walter Delgatti Neto, preso preventivamente pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (2), afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o questionou sobre a possibilidade de invadir as urnas eletrônicas. A declaração de Delgatti foi mencionada na decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que autorizou a operação ocorrida.

Delgatti relatou que teve um encontro com Bolsonaro no Palácio da Alvorada, em Brasília, onde foi perguntado se poderia invadir a urna eletrônica caso tivesse acesso ao código-fonte. Segundo o hacker, essa ideia não avançou porque o acesso concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao código-fonte ocorreu apenas em sua sede, e ele não poderia se deslocar até lá.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) também foi mencionada no contexto. Segundo ela, Delgatti ofereceu ao Partido Liberal (PL) um “serviço de participar de uma espécie de auditoria das urnas eletrônicas durante os primeiros e segundos turnos”. Após esse encontro com Bolsonaro, não houve mais contato entre Delgatti e o presidente.

Zambelli diz que tentam envolver Bolsonaro em investigação da PF contra ela

Delgatti afirmou em seu depoimento que Bolsonaro não teve envolvimento com a invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A investigação da PF indica que, entre 4 e 6 de janeiro de 2023, foram inseridos no sistema do CNJ, e possivelmente em outros tribunais do país, 11 alvarás de soltura de presos por várias razões, além de um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.

Segundo o hacker, apenas ele e a deputada Carla Zambelli tiveram participação na invasão, de acordo com a investigação da PF.

LEIA TAMBÉM:

TCU não encontra irregularidades em urnas eletrônicas no segundo turno

PF faz operação contra hacker que invadiu sites dos governos brasileiro e americano