cardápio

Hamburgueria na Argentina causa indignação com sanduíche ‘Ana Frank’ e batatas fritas ‘Adolf’

Comunidade judaica se enfureceu por causa do marketing com 'exploração do Holocausto'

Hamburgueria na Argentina causa indignação com sanduíche Ana Frank e batatas fritas Adolf exploração do Holocausto

Um restaurante de fast food provocou indignação nas redes sociais por causa do seu cardápio: nele, por exemplo, os clientes podiam pedir batatas fritas “Adolf“, cobertas com bacon, para acompanhar hambúrguer “Ana Frank“, uma referência a uma adolescente alemã que foi vítima do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial.

Honky Donky, uma hamburgueria na pequena cidade de Rafaela (província de Santa Fé, Argentina), oferece também as opções de batatas fritas Gengis, Benito e Mao.

A indignação pública começou depois que a página do Facebook da Comunidade Judaica de Rafaela postou em 1º de agosto para “expressar sua mais sincera desaprovação e indignação” do menu, pedindo que Honky Donky removesse itens relacionados ao Holocausto, especificamente aqueles que faziam referência a Adolf Hitler, Benito Mussolini e Anne Frank, com erros orotográficos. Também foram “homenageados” Genghis Khan, o fundador do Império Mongol e líder de um sanguinário exército, e Mao Tsé-Tung, o líder da Revolução Comunista da China de 1949.

Ariel Rosenthal, representante da Comunidade Judaica de Rafaela, disse à mídia local que soube da perturbadora campanha de marketing em março e que conversou com os proprietários, que disseram que removeriam as opções do menu, mas não o fizeram.

“Não entendemos a demora em fazê-lo”, disse Rosenthal, de acordo com o jornal “Pagina 12”. “Lamentamos profundamente este incidente e esperamos que o assunto seja resolvido”, emendou ele.

A direção do Honky Donky acabou pedindo desculpas pelo menu, no Instagram, e anunciou que renomearia os itens com o nome de “defensores da paz e dos direitos humanos” como “Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Dalai Lama, Barak (sic) Obama, Teresa de Calcutá, Carlos Mujica, Nelson Mandela, Mijail (sic) Gorbachov, Juan Pablo II (João Paulo II), entre outros.”

LEIA TAMBÉM:

Homem atira nas nádegas de colega de quarto que comeu último sanduíche da despensa, nos EUA

Adolf Hitler: Membros de motoclube são presos por suspeita de apologia do nazismo no RJ