Tecnologia

‘Inova Goiás propõe um novo estilo de desenvolvimento econômico em Goiás’, diz Itami Campos

“A inovação tem se tornado o principal fator do processo de crescimento da economia mundial,…

“A inovação tem se tornado o principal fator do processo de crescimento da economia mundial, daí apresenta-se como elemento estratégico para a busca de uma nova ordem.” A afirmativa é do cientista político e pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UniEvangélica, Itami Campos, ao mencionar o Programa Estadual de Inovação e Tecnologia – Inova Goiás.

O Programa integra um conjunto de ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SED), pasta comandada pelo vice-governador José Eliton, que tem, entre vários objetivos, o aumento da competitividade do Estado de Goiás. Para fortalecer a economia e potencializar o desenvolvimento, até 2018 será investido cerca de R$ 1bilhão em ações estratégicas de diversas áreas da administração estadual.

Itami Campos compara o Inova Goiás, recém apresentado pelo governador Marconi Perillo, com o Plano MB, lançado pelo governador Mauro Borges, no início dos anos 60, que tinha como meta a modernização do Estado. “Apesar das resistências e dificuldades de financiamento de seus projetos, Mauro Borges deixou sua marca na modernização da administração pública goiana”, relata o professor.

“O Inova Goiás propõe um novo estilo de desenvolvimento econômico que se reflete na melhoria dos serviços prestados à comunidade pelo setor público. Além disso, estabelece ações indutoras à criação de ambientes inovadores e contempla um conjunto de ações com objetivo de aumentar a competitividade do Estado de Goiás”, avalia Itami Campos.

Diante dos conceitos de sustentabilidade financeira e fiscal, embora a cultura tradicional permaneça arraigada no Brasil e em Goiás, a necessidade de criar ambientes que favoreçam o empreendedorismo e a inovação mostra-se como um caminho. “É nesta perspectiva que entendo o lançamento do Inovação Goiás. O Programa propõe um novo estilo de desenvolvimento econômico que recorre à discussão da tríplice hélice como forma de agregar forças e condições para a implementação de ações e suporte” atesta o pró-Reitor.