ELEIÇÕES

Ipec na Bahia: Jerônimo tem 48%, e ACM Neto, 44%

Primeira pesquisa Ipec no segundo turno da eleição para o governo da Bahia mostra Jerônimo…

Ipec na Bahia: Jerônimo tem 48%, e ACM Neto, 44% (Foto: Divulgação)
Ipec na Bahia: Jerônimo tem 48%, e ACM Neto, 44% (Foto: Divulgação)

Primeira pesquisa Ipec no segundo turno da eleição para o governo da Bahia mostra Jerônimo Rodrigues (PT), candidato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), numericamente à frente com 48% de intenção de voto. O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) tem 44%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

O levantamento divulgado nesta sexta-feira também aponta para 5% de eleitores que pretendem votar em branco ou nulo. Outros 3% ainda não sabem em quem votar.

Nos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, o postulante petista tem 52% e o candidato do União Brasil, 48%. A Justiça Eleitoral divulga os resultados das eleições em votos válidos, mas o cálculo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é feito a partir do universo de eleitores que foram votar, enquanto as pesquisas consideram o total do eleitorado.

A disputa pode ser considerada aberta. Além do empate técnico, 11% dos eleitores admitem mudar de candidato até o dia 30 de outubro, segundo o Ipec. E 89% afirmam que a decisão do voto é definitiva.

O cenário é reforçado pela pesquisa espontânea, na qual os entrevistados não têm acesso à lista com os nomes dos candidatos. Nela, 13% dos eleitores da Bahia não sabem em quem votar.

Jerônimo terminou o primeiro turno da disputa pelo governo da Bahia em primeiro lugar, com 49,45% dos votos válidos, contra 40,80% de ACM Neto. O nome do candidato petista ganhou força com o apoio do ex-presidente Lula, que venceu a eleição na Bahia com 69,73% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) teve apenas 24,31%.

O Ipec foi contratado pela TV Bahia e entrevistou 1.504 eleitores da Bahia entre os dias 18 e 20 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e a pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o código BA-07302/2022.