HOMENAGENS

Iris ganha documentário, memorial e vira nome de bairro em seus 89 anos

Ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás morreu em novembro de 2021

Iris ganha documentário, memorial e vira nome de bairro em seus 89 anos
Iris ganha documentário, memorial e vira nome de bairro em seus 89 anos (Foto: Jackson Rodrigues)

O ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás, Iris Rezende (MDB), faria 89 anos nesta quinta-feira, 22 de dezembro. Entre as homenagens, ocorreu o lançamento do documentário sobre a trajetória política do mais longevo líder goiano: “Iris: 62 anos de vida pública”, do publicitário Hamilton Carneiro. Foram mais de 10 horas de material para chegar a 1h13de vídeo, segundo o produtor.

A solenidade de lançamento do filme ocorreu de forma aberta ao público, às 8h, no Auditório Iris Rezende Machado, no Centro Educacional Sesc Cidadania (Jardim América, Goiânia). Segundo Hamilton, o cerimônia foi além do esperado, com cerca de 450 espectadores. “Não couberam todos, muitos ficaram de fora”, celebrou o homem que acompanhou Iris por décadas.

Também nesta data, ocorrerá a sanção e inauguração, às 16h, lei que cria o Memorial Iris Rezende Machado, na Casa de Vidro. O projeto, aprovado pela Câmara Municipal, é do vereador e deputado estadual eleito Clécio Alves (Republicanos).

“Vamos criar um acervo completo, da história e trajetória da vida política dele, como expoente da política administrativa da cidade e do estado. Teremos estrutura qualificada, com teatro e cinema, tudo à altura da história de nosso saudoso Iris”, disse o parlamentar à época da proposição.

Clécio também é autor do projeto que mudou o nome da Avenida Castelo Branco para Agrovia Iris Rezende, na capital. A matéria foi sancionada pelo então prefeito em exercício Romário Policarpo (Patriota), no mês passado.

Nome de bairro

Iris também virou nome de bairro na cidade em que nasceu, Cristianópolis. Na quarta-feira (21), a prefeita Juliana Costa (União Brasil), na presença da filha do ex-prefeito, Ana Paula Craveiro, sancionou uma lei que deu o nome de Iris Rezende Machado a um residencial do município onde o emedebista nasceu.

“Cristianópolis tem filhos ilustres, personalidades que marcaram gerações e fizeram história, como Marília Mendonça e Iris Rezende. Depois de homenagear a rainha da sofrência, dando o nome dela ao hospital do município. Agora é a vez de homenagear o ex-governador Iris Rezende, que fez muito por todos os goianos”, diz trecho da nota publicada no Instagram da prefeitura da cidade. “Uma homenagem mais que merecida a este líder que honrou nossa cidade e Goiás, sempre fazendo o bem e cuidando das pessoas.”

Serão 50 casas construídas no bairro Iris Rezende com previsão de entrega para 2023. As obras ocorrem em parceria com o governo federal.

Documentário

Produzido pela Plural Imagem e Som, o documentário de Hamilton reúne uma série de registros e relatos sobre a vida pública e carreira de Iris – que marcou a história goianiense e foi eternizado como um dos maiores nomes da política goiana – com mandatos para vereador, deputado estadual, prefeito, senador e governador

O objetivo do documentário foi relatar a essência do ex-prefeito de Goiânia, que sempre foi atuante na defesa pelas causas sociais e melhores condições de vida para a população. Um de seus maiores feitos, inclusive, foi parar no Guiness Book, quando em outubro de 1983 – recém-eleito governador de Goiás – construiu nada menos que mil casas em apenas um dia, o que resultou em um novo bairro repleto de residências na capital: a Vila Mutirão.

Além deste, outros grandes feitos são destacados na produção, que apresenta depoimentos de pessoas próximas ou que foram de alguma forma beneficiadas pela política pública de Iris, além de registros em fotos e vídeos, e relatos sobre os desafios de quando ele foi cassado pela Ditadura Militar, entre outros momentos importantes.

“Reunimos nesta obra, em documentário, a essência do que foram esses 62 anos de vida pública do Iris. Além de um grande amigo, fui e serei um admirador da sua história, do seu trabalho, que por tantos anos sempre foi em defesa do bem comum, pautado na honestidade e humildade. Portanto, lançar este documentário é uma honra e uma grande emoção para mim e para todos nós, que tivemos a oportunidade conviver e conhecer seu coração”, disse o autor.

Morte

Aos 87 anos, no dia 9 de novembro de 2021, Goiás e todo o Brasil receberam a triste notícia de seu falecimento, após sofrer complicações de um AVC. A comoção era nítida na cidade, o que deixou claro a importância política e, acima de tudo, humana, que tinha Iris Rezende – segundo afirma Hamilton Carneiro.