Tecnologia

Java anuncia o fim do plug-in para navegadores

Cada vez mais a web avança para um formato sem plug-ins. As primeiras vítimas, o…

Cada vez mais a web avança para um formato sem plug-ins. As primeiras vítimas, o Java e o Flash, estão vivendo a crônica de uma morte anunciada há anos, massa Oracle, criadora do Java, foi a primeira a admitir.

Em uma curta postagem em seu blog, a empresa anunciou que conforme os navegadores param de usar e passam a bloquear plug-ins, não faz mais sentido manter o Java. A empresa recomenda que programadores que trabalham com a ferramenta migrem para outras, ou usem como alternativa o Java Applets ou o Java Web Start.

Ela anunciou que seu próximo kit de desenvolvimento, o atualmente em beta JDK 9, desativará o Java que mais tarde será removido em futuras atualizações. Esta notícia era esperada, não só pelo Java não ser mais fundamental, mas por ser constantemente considerado um risco de segurança.

O mesmo vale para o Flash, que os especialistas esperam que morra nos próximos dois anos. Marck Zuckerberg já falou abertamente contra o Flash e alguns programas e sistemas já o bloquearam, como o navegador Firefox, pelo mesmo motivo: vulnerabilidade.