PELO MUNDO

“Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios”, diz Macron a Lula

Presidente da França parabeniza vitória do petista

Lula e Macron manifestam preocupação com política da Meta
Lula e Macron manifestam preocupação com política da Meta (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente da França Emmanuel Macron parabenizou Lula (PT) pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais do Brasil. Vale lembrar, o francês e Bolsonaro (PL) já tiveram “rusgas” no passado.

Pelo Twitter, ele escreveu: “Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu o pleito de 2022 em placar apertado no segundo turno de 50,88% contra 49,12% do atual presidente Jair Bolsonaro. Em números absolutos, o petista teve 60 milhões, enquanto o atual mandatário do País 57,9 milhões às 20h22, quando a eleição foi matematicamente definida.

O petista conseguiu passar Bolsonaro quando as urnas marcaram 67,76%. Os petistas que se concentram na Rua 8, no Centro de Goiânia, comemoraram a virada e ainda celebram o resultado.

Vale lembrar, Lula teve cerca de 48% dos votos válidos no primeiro turno. Bolsonaro aproximadamente de 43%. Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), respectivamente com 4,1% e 3%, declararam apoio ao petista.

O ano de 2023 marcará a terceira passagem de Lula pela presidência. Ele venceu as eleições de 2002 e 2006, governando o País de 2003 a 2004. Bolsonaro, por sua vez, é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito – desde que a regra existe.