ATAQUE VIRTUAL

Justiça determina exclusão de perfil fake que atacava prefeito de Água Limpa no Facebook

A justiça determinou que o Facebook exclua um perfil fake que publicava ataques ao prefeito…

TSE faz acordo com redes sociais para combater fake news nas eleições
TSE faz acordo com redes sociais para combater fake news nas eleições (Foto: Reprodução - Redes Sociais)

A justiça determinou que o Facebook exclua um perfil fake que publicava ataques ao prefeito de Água Limpa, José Carlos Guimarães Filho, conhecido como Zé Carlos (Podemos). Nos posts, o perfil publicava fotos do gestor acusando-o de roubo e xingava apoiadores dele na rede social.

Além de excluir a conta, o Facebook deverá também fornecer dados como o IP e o telefone cadastrado no perfil. Caso a medida seja descumprida, foi estabelecida uma multa de R$ 1 mil por dia. No processo, a defesa do prefeito disse que tentou contato com a empresa várias vezes para que o perfil fosse excluído, mas que nada foi feito.

O juiz responsável pelo caso, Pedro Ricardo Morello Brendolan, afirmou que as publicações ultrapassam o limite da liberdade de expressão, começando a atingir a honra de terceiro. Por esse motivo, as postagens não são amparadas pela Constituição Federal.

O magistrado ressaltou também que, quanto mais tempo as publicações permanecerem no ar, mais danos à honra do prefeito persistirão. “No caso, a liberdade de expressão ultrapassou, em tese, o limite do lícito para se tornar ilícito”, disse o juiz.

O Mais Goiás tentou contato com o prefeito para comentar o caso, mas as ligações não foram atendidas até o fechamento da matéria.