dois pra lá dois pra cá

Lula sanciona lei que reconhece forró como manifestação cultural nacional do Brasil 

Ritmo musical existe há cerca de 70 anos no país

Ritmo musical existe há cerca de 70 anos no país Lula sanciona lei que reconhece forró como manifestação cultural
Abertura do São João no Recife leva sanfoneiros e forró ao palco do frevo. Foto: Sumaia Villela - Agência Brasil

O gênero musical forró foi reconhecido como manifestação da cultura nacional O projeto de lei que já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (7). 

Segundo o projeto de lei, o forró é um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros. Nascido a partir da mistura de ritmos tradicionais da Região Nordeste como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, existe há cerca de sete décadas. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou as matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

Participaram da assinatura a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o deputado federal Zé Neto (PT-BA), autor da proposta, e a senadora Teresa Leitão (PT-PE), que foi relatora do projeto no Senado.  

“Um passo gigantesco para o nosso forró nordestino, e que passará a ter muito mais grandeza, respeito e possibilidade de fazer parte das políticas públicas em nosso país”, disse o deputado nas redes sociais.

Familiares cumprem pedido de falecido e fazem cortejo fúnebre com forró e alegria em Itapaci

Familiares e amigos se despediram do jovem Apoliel da Silva, em dezembro de 2022, em um cortejo repleto de alegria e forró, no município de Itapaci, na região Central de Goiás. Segundo os participantes, o cortejo animado era uma vontade da vítima.

A caminho do Cemitério Jardim da Paz, o grupo seguiu um carro de som que tocava a música preferida de Apoliel, “Cheiro da Karolina”, em uma versão atualizada da música de Luiz Gonzaga. continue lendo…