Saneamento

“Marconi agiu como estadista”, diz Paulo Garcia, sobre renovação da concessão da Saneago

Ao assinar, na manhã de hoje, o projeto de renovação da concessão dos serviços de…

Ao assinar, na manhã de hoje, o projeto de renovação da concessão dos serviços de água e esgoto em Goiânia para a Saneago, o prefeito Paulo Garcia definiu o governador Marconi como Estadista. “O governador, como chefe de Estado, aguardou a discussão da matéria por todas as partes envolvidas”, contou. Marconi retribuiu com agradecimentos, ao lembrar que o prefeito participou das discussões do projeto desde 2011 “com as atitudes extremamente sensatas, equilibradas, ponderadas, sem jamais entrar no jogo baixo da politicagem”.

O projeto de lei, assinado também pelo governador, renova a concessão por mais 30 anos, a partir de 2023, e cria o Conselho de Saneamento de Goiânia, que contará ainda com participação da Prefeitura. O objetivo do Conselho é discutir e definir projetos de saneamento. Marconi definiu o momento como “data histórica”, o que o levou a faltar a uma reunião do PSDB, em São Paulo.

Ele explicou que durante o debate em torno do projeto pela Câmara, Prefeitura e Saneago, prevaleceu o “bom senso e o republicanismos, onde todos ganham.” E confirmou: “Eu não pedi ao prefeito que encaminhasse o projeto. Essa é uma um discussão que ele fez com o secretário Jeovalter (Correia, das Finanças), com a Saneago e com o presidente da Câmara, Anselmo Pereira”.

Vapt Vupt

O governador ressaltou a importância das relações que tem tido com todos os entes federativos, sobretudo com a Prefeitura de Goiânia, que participará efetivamente do Vapt Vupt. “É muito importante saber que todos os serviços da Prefeitura serão atendidos no Vapt Vupt”, agradeceu Marconi, ao justificar a importância das parcerias: “Não fomos eleitos para fazer oposição; somos representantes do Poder Executivo. E essa tem sido minha postura. Se todo mundo no Brasil pensasse como nós estamos pensando e praticasse o que praticamos em nossa parceria, o Brasil seria outro”, aconselhou.

O governador também fez questão de agradecer a participação do sindicato dos trabalhadores do setor, o Stiueg, e dos funcionários da empresa, nas negociações. E não deixou de citar o presidente da Saneago, José Taveira Rocha, também presente no evento. “É um homem de estado e que soube com habilidade chegar a esse acordo”, definiu.