Combate às drogas

Marconi viabiliza ampliação de vagas para tratamento de dependentes químicos

O governador Marconi Perillo assinou, na tarde de hoje, contrato, representando o governo estadual, com…

O governador Marconi Perillo assinou, na tarde de hoje, contrato, representando o governo estadual, com instituições terapêuticas para que ofereçam mais 700 vagas de tratamento a dependentes químicos. Por meio do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), criado em 2012, o Governo de Goiás instituiu ampla política de prevenção às drogas e tratamento de dependentes químicos. Uma das ações consiste na compra de vagas em comunidades terapêuticas para tratamento dos usuários de drogas. O Governo de Goiás investirá R$ 6 milhões por ano na compra dessas 700 vagas.

Durante evento na sede do GEED, Marconi e a diretora geral do Grupo, Ivânia Fernandes, assinaram também convênio com o Hospital Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG-AR), e com o Sebrae. O HGG-AR cederá profissionais para atuarem no Centro Estadual de Avaliação Terapêutica Álcool e outras Drogas (CEAT), coordenado pelo GEED. O CEAT é responsável por fazer a triagem multiprofissional (médico, psicólogo e assistente social) do dependente químico para encaminhá-lo à comunidade terapêutica. O Sebrae, por sua vez, capacitará servidores públicos para atuarem na área de prevenção e inserção social.

“Nós estamos completando todo um ciclo de apoio aos dependentes químicos e às suas famílias. Temos o Credeq em funcionamento e outros em construção. Temos em Goiás dezenas de comunidades terapêuticas que, ao longo do tempo, se especializaram em cuidar de pessoas usuárias de drogas. E não dá para ignorar instituições tão sérias e experientes em uma área tão importante para a cidadania como essa”, afirmou o governador.

O processo de compra de vagas nas instituições terapêuticas pelo governo estadual se dá por meio da abertura de edital. Neste ano, as instituições ofereceram mais de mil vagas. O governador disse que o aumento da oferta é motivo de comemoração, e que o governo deve ampliar em pelo menos 50% o número de vagas para o próximo ano. Hoje, 31 instituições terapêuticas são parceiras do governo estadual.

“No passado queríamos comprar 700 vagas e conseguimos menos de 500. E agora a situação se inverteu. Primeiro, porque o GEED passou a oferecer muitos cursos de capacitação, e, segundo, porque se aproximou muito das comunidades terapêuticas, e tem demonstrado muito interesse em ter essas parcerias. Agora fizemos o edital para 700 vagas e apareceram mil interessadas. Isso é muito bom. Isso indica que mais pessoas estão envolvidas, que o governo se capacitou para trabalhar com as comunidades terapêuticas, e elas fizeram a mesma coisa”, observou Marconi, acrescentando que é feita uma triagem minuciosa para saber que tipo de dependente químico será atendido por essas instituições e quem deverá ser encaminhado ao Credeq.

Ele ressaltou que o governo estadual investe no enfrentamento às drogas também por meio do Credeq e de outras ações. “O Governo de Goiás tem políticas concretas em relação a esse setor tão importante para a vida das pessoas. Estamos testemunhando uma grande revolução”, disse. “Quando fomos criar o Credeq ouvimos muitas críticas de que não era necessário investirmos em obras tão grandes, de tamanho investimento nesse setor. E hoje estamos respondendo a esses críticos com o número de tratamentos que estamos conseguindo oferecer”, disse.