FORÇAS ARMADAS

Marinha fazia treinamento de ‘fast rope’ quando helicóptero caiu em Formosa

Trata-se de uma técnica de desembarque da tropa de maneira rápida através do uso de cordas.

A Marinha do Brasil informou que os militares participavam de um exercício conhecido como Fast Rope em um helicóptero que caiu em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, na tarde da última terça-feira (8). Trata-se de uma técnica de desembarque da tropa de maneira rápida através do uso de cordas.

A aeronave utilizada era uma UH-15 Super Cougar, do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral. Nesse exercício, a tropa precisa desembarcar rápido em ambiente adverso. O UH-Super Cougar é um helicóptero multimissão, usado em apoio a operações terrestres e em atividades como evacuação aeromédica, busca e salvamento, transporte aéreo logístico e combate a incêndio.

Segundo a Marinha, esses tipo de helicóptero já foi usado em diversas ações, entre elas situações de desastres naturais e transporte de urnas eletrônicas a pontos distantes do país.

A aeronave caiu na terça-feira (8), durante um treinamento nas proximidades do Forte de Santa Barra. Na ocasião morreram os sargentos Luís Fernando Tavares Augusto, que servia no Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais, e Renan Guedes Moura, lotado na Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador (RJ).