Morre o ex-governador do RJ e ex-senador Francisco Dornelles
Ele era sobrinho de Tancredo Neves e Castelo Branco. Além disso, era primo em segundo grau de Getúlio Vargas
Morreu, nesta quarta-feira (23), o ex-governador e ex-senador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles. Ele era presidente de honra do PP e tinha 88 anos. A causa e local da morte não foram divulgados.
Francisco nasceu em Minas Gerais em 1935 e era sobrinho de Tancredo Neves e Castelo Branco. Além disso, era primo em segundo grau de Getúlio Vargas.
Dornelles também ocupou cinco mandatos como deputado federal, desde a Constituinte de 1988 até 2007. Foi vice-governador do Rio, além de senador e ministro. No fim de 2018, foi governador do Rio por 32 dias após a prisão de Luiz Fernando Pezão no âmbito da Operação Lava Jato. Desde 2019 estava afastado da vida pública.
Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) lamentou a morte do político. “Hoje o PP perdeu o seu presidente de honra, o ex-deputado federal, ex-senador, ex-ministro e ex-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles. Ex-presidente do partido, ao longo de sua trajetória política Dornelles é referência política nacional e um exemplo de homem que fazia a Política maior.”
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), também se manifestou. “Recebi com pesar a notícia de falecimento do ex-governador, ex-senador e ex-ministro, Francisco Dornelles, que teve uma longa trajetória no serviço público, inclusive como ministro da Indústria e Comércio, do presidente FHC. Transmito a seus familiares e amigos meus sentimentos e orações”, escreveu no Twitter.