LUTO

Morre Moreira Alves, ministro do STF que instalou Assembleia que promulgou Constituição

Ele tinha 90 anos e, segundo o Hospital DF Star, foi internado em 23 de setembro. A morte ocorreu por falência múltiplas de órgãos

Morre Moreira Alves, ministro do STF que instalou Assembleia que promulgou Constituição
Morre Moreira Alves, ministro do STF que instalou Assembleia que promulgou Constituição (Foto: Reprodução - TV Justiça)

Morreu, nesta sexta-feira (6), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Carlos Moreira Alves. Ele tinha 90 anos e, segundo o Hospital DF Star, foi internado em 23 de setembro. A morte ocorreu por falência múltiplas de órgãos.

Moreira Alves é conhecido por instalar a Assembleia Nacional Constituinte de 1987, que promulgou a atual Constituição Federal. A carta magna, vale citar, completou 35 anos na quinta-feira (5).

No X/Twitter, o STF lamentou a morte do magistrado que integrou a corte de 1975 a 2003. Além disso, informou que o velório será no Salão Branco da Corte, neste sábado (7).

“Em nome do Supremo Tribunal Federel, recebo com imensa tristeza a notícia do falecimento do ministro Moreira Alves, que ocupou um cadeira no STF por quase três décadas. Um dos grandes juristas da história do Brasil e que sempre honrou esse Tribunal”, diz trecho de nota assinata pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

Moreira nasceu em Taubaté (SP) e também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 1981 a 1982 e o STF de 1985 a 1987. Na vacância do presidente José Sarney, ele chegou a ser presidente da República – o presidente do STF assume na indisponibilidade do presidente, do vice e dos presidentes da Câmara e Senado.