Crime da Vale

Mortos chegam a 84, após crime da Vale, em Brumadinho

Até a tarde desta quarta-feira (30), 84 corpos haviam sido encontrados após o desastre considerado…

Até a tarde desta quarta-feira (30), 84 corpos haviam sido encontrados após o desastre considerado pelas autoridades brasileiras como um dos maiores crimes ambientais, de responsabilidade da Vale, em Brumadinho-MG. Desses, 51 já foram identificados, segundo o Corpo de Bombeiros de Minas. Até o momento, foram localizadas 391 pessoas. Há ainda 276 desaparecidos, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais.

A Defesa Civil de Minas Gerais afirmou que a barragem 6 da Vale em Brumadinho (MG) não corre risco de se romper no momento. Em nota, o órgão disse que a estrutura está sendo monitorada 24 horas por dia e que está estável.

Contudo, segundo o Governo de Minas, caso haja alterações na situação do reservatório, o aviso sonoro será ativado e a população em áreas de risco deve deixar imediatamente o local e se dirigir a um dos pontos de acolhimento.

CANAIS
Pelos números 0800 285 7000 (Alô Ferrovia – prioritário) e 0800 821 5000 (Ouvidoria da Vale), a mineradora está recebendo informações sobre sobreviventes encontrados e desaparecidos, além de solicitações de apoio emergencial (abrigo, água, cesta básica, roupa, medicamento, transporte etc.).

Os contatos também servem para o cadastro de interessados em prestar apoio aos atingidos pelo rompimento da barragem. Para doações, o endereço indicado é o do Centro Comunitário Córrego do Feijão (Estr. para Casa Branca, Brumadinho – MG, 35460-000)
Alimentos não perecíveis, água e materiais de limpeza podem ser doados nos seguintes locais: 18º Batalhão da PM de Contagem, 2º Batalhão de Bombeiros de Contagem, 66º Batalhão da PM de Betim e 5º Batalhão da PM da Gameleira, em Belo Horizonte. Já doações de materiais de socorro não são mais necessárias, segundo os bombeiros.

O Disque 100, do governo federal, também abriu um canal especial para que os atingidos pela tragédia possam solicitar ajuda na busca de desaparecidos ou denunciar violação de direitos. As demandas são encaminhadas aos órgãos competentes, principalmente nas situações de socorro.