Exposição

Mostra “Mulheres Negras também tem seu brilho” acontece na Assembleia Legislativa de Goiás

Ensaio fotográfico realizado pela profissional Geovanna Cristina exalta beleza negra em Goiânia. A exposição aberta ao público vai até dia 23.

Mulheres do dia a dia, mulheres com identidade, mulheres negras, mulheres bonitas. Essa é a proposta de Geovanna Cristina que por meio das lentes captura a beleza de seis mulheres negras que circulam nas ruas de Goiânia.

São mulheres empoderadas, que Geovanna Cristina exalta em cada click que fez para o ensaio (“Mulheres negras também brilham”). “Era um sonho realizar o editorial. Ainda não entendo porque há segregação também na beleza negra. As mulheres têm charme, beleza e carregam a negritude como resistência à tantas discriminações impostas pela sociedade.”, enfatiza. A mostra “Mulheres Negras também tem seu brilho” pode ser conferida durante a Semana de Arte Negra na Assembleia Legislativa de Goiás.

O evento ocorre do dia 20 a 23 de novembro e conta com a Feira Preta- feira do empreendedor negro com diversos artesanatos, comida típicas, shows, desfile de cabelos encrespados e roda de samba. O registro foi realizado em um condomínio horizontal da cidade e contou com maquiagem de Giovana Araújo e produção de Clau Oliveira. “A ideia foi exaltar e exibir o belo em diversos biótipos e suas características marcantes, como o cabelo afro, traços faciais e o sorriso largo que é uma característica que percebi que todas têm”, aponta a fotógrafa.

As modelos Janaína Helena, Juliana Martins, Juliana Ribeiro, Márcia Fabiana, Tatyane Barbosa e Waléria Silva apresentam dentro de suas características individuais e em coletivo a força, delicadeza, poder e energia da mulher negra brasileira. São mulheres potencialmente bonitas. O ensaio traduz a colaboração do feminismo que há entre elas, entre as mulheres negras”, diz Geovanna Cristina.