MP institui grupo focado na prevenção e enfrentamento da violência nas escolas
O procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, afirmou que a estrutura de inteligência do Ministério Público monitora a internet
O procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, afirmou, na terça-feira (11), que a estrutura de inteligência do Ministério Público monitora a internet para identificar casos visando à prevenção de violência nas escolas. Ele salientou que haverá punição para quem for flagrado por envolvimento de qualquer tipo nos atos violentos.
“Todos aqueles que divulgarem e incentivarem atos de violência nas escolas serão alvo de medidas persecutórias, sejam adultos ou adolescentes, dentro dos critérios da legislação”. A afirmação foi feita durante reunião realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, convocada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) para tratar de ações de segurança no ambiente escolar.
O Ministério Público criou um grupo de trabalho (GT) para tratar da prevenção e enfrentamento da violência nas escolas. O grupo atuará de forma integrada, envolvendo as áreas da Educação; Infância e Juventude; Saúde e Criminal do Centro de Apoio Operacional, bem como a Coordenadoria de Projetos Institucionais, que gerenciará as atividades do GT.
O grupo de trabalho irá:
I – efetuar a articulação com os poderes do Estado e outras entidades em relação às políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas;
II – acompanhar a política estatal sobre a temática, realizando estudos e oferecendo sugestões;
III – promover a articulação, integração e o intercâmbio entre os órgãos da execução, inclusive para o efeito de atuação conjunta ou simultânea.
A medida busca uma mobilização institucional visando ao enfrentamento mais urgente do problema da violência nas escolas, especialmente diante dos ataques ocorridos no país nas últimas semanas, incluindo um episódio registrado em Goiás na terça-feira.