JUSTIÇA ELEITORAL

MP investiga suposto caixa 2 eleitoral por meio de combustível em São Simão

A justiça eleitoral determinou o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no Posto…

MP investiga suposto caixa 2 por meio de abastecimentos em São Simão
MP investiga suposto caixa 2 por meio de abastecimentos em São Simão

A justiça eleitoral determinou o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no Posto São Paulo (Faria & Macedo Ltda.), em São Simão, cerca de 367 km de Goiânia. A ordem foi cumprida no domingo (8), motivada por pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) em ação de investigação a abastecimentos de combustível pela Coligação Juntos Pra Fazer Muito Mais, do atual prefeito e candidato a reeleição Wilber Floriano (PTB), e candidatos. A suspeita é caixa 2 por omissão de despesas e, também, captação ilícitas de votos .

Na ocasião, o promotor eleitoral Fabrício Lamas Borges da Silva, com o apoio da Polícia Militar (PM), recolheu computadores com registros de abastecimento, requisições, anotações, notas, cupons fiscais, imagens das câmeras de segurança e mais. Segundo o membro do MPE, a medida verifica suposta violação à legislação eleitoral pela coligação.

De acordo com o promotor, há indícios de suposta ocorrência de caixa 2, com a omissão de despesas, seja pela suposta captação ilícita de sufrágio (voto), ou a realização de gastos irregulares. No último sábado (7), o promotor informou que flagrou duas pessoas abastecendo seus veículos adesivados, por meio de requisição fornecida pela coligação.

Naquele momento, Lamas pediu as requisições aos funcionários e constatou o valor de R$ 50 em cada. Estava ausente a identificação relacionada à destinação, bem como comprador e quem autorizou. Também não informava se tratar de gastos eleitorais.

“É certo que os apoiadores da coligação, que possui como candidato a prefeito Wilber Floriano Ferreira (Ibinho), estão abastecendo seus carros por conta da chapa em valor superior a 10 litros e sem identificar para qual evento específico”, disse o promotor. O Mais Goiás tentou contato com a assessoria da prefeitura de São Simão, onde Ibinho (PTB) é prefeito e candidato à reeleição, e pelo e-mail informado na pasta de comunicação. Até o momento não houve retorno, mas o espaço permanece aberto.