Eleições 2016

Pelo menos 11 deputados estaduais devem disputar as eleições municipais este ano

O prazo final para as convenções partidárias só termina na próxima sexta-feira (05/07), mas a…

O prazo final para as convenções partidárias só termina na próxima sexta-feira (05/07), mas a expectativa é que pelo menos 11 dos 41 deputados estaduais de Goiás sejam confirmados candidatos às eleições municipais de 2 de outubro.

Na base aliada do Governo do Estado, cinco postulações estão mantidas: Francisco Júnior (PSD), em Goiânia; Carlos Antonio (PSDB), em Anápolis; Marlúcio Pereira (PSB), em Aparecida de Goiânia; Lissauer Vieira (PSB), em Rio Verde; Álvaro Guimarães (PR), em Itumbiara; e Dr. Antonio (PR), em Trindade. O deputado Júlio da Retífica (PSDB) saiu da disputa em Porangatu.

A candidatura de Francisco Júnior (PSD), contudo, ainda corre riscos. Outros dois pré-candidatos, Luiz Bittencourt (PTB) e Giusseppe Vecci (PSDB) disputam o apoio da base do governo, que ainda não se definiu. Pelos bastidores, também há conversas de que ainda há possibilidades do pré-candidato pelo PSB a prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso, ganhar o apoio do grupo.

Na oposição, o PMDB definiu as candidaturas de Adib Elias (Catalão), Ernesto Roller (Formosa) e Renato de Castro (Goianésia). A única questão pendente ainda é do deputado Bruno Peixoto, em Goiânia.

Com a desistência de Íris no pleito deste ano, o PMDB ficou sem opções viáveis. Outro nome cotado foi o vice-prefeito Agenor Mariano. Também existem conversas de que um grupo dentro do partido estaria apoiando uma possível aliança com Vanderlan Cardoso.

O PT já fechou com a candidatura da Delegada Adriana Accorsi para a prefeitura de Goiânia. Ela foi a mais votada do partido em 2016, com 43.424 votos. O deputado Major Araújo PRP também confirmou sua pré-candidatura para a capital.

Período eleitoral

Em reunião realizada ontem (02/08) na Assembleia Legislativa de Goiás, os parlamentares decidiram que, durante o período eleitoral – que vai de 15 de agosto até 30 de setembro -, serão mantidas as sessões especiais às segunda e sextas-feiras. As sessões de terça e quarta-feira continuarão sendo realizadas às 15 horas, com votações de matérias. Às quintas-feiras, porém, não serão realizadas sessões.