Segurança Pública

PM divulga primeira parcial da Operação Guardião; três armas apreendidas

A Polícia Militar divulgou na tarde desta segunda-feira (31) o primeiro balanço da Operação Guardião,…

A Polícia Militar divulgou na tarde desta segunda-feira (31) o primeiro balanço da Operação Guardião, desencadeada durante a manhã. A parcial abrange o período das 6h até as 16h, na Grande Goiânia.

Conforme a corporação, três armas de fogo, 58 quilos de drogas, três veículos e quatro CNHs foram apreendidos. Também foram apreendidos lavrados 22 autos de registrados dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) por desobediência e posse de entorpecentes. Dois veículos roubados ou furtados foram recuperados.

No total, foram abordadas 2.381 pessoas, 254 carros e 859 motos.

Uma nova parcial deve ser divulgada às 17h30.

Operação

A Operação Guardião foi deflagrada na madrugada desta segunda e é composta por uma série de ações de combate à criminalidade em Goiânia e na Região Metropolitana. A operação, que não tem previsão para acabar, articula as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-GO), e a Agência Prisional.

De acordo com a Secretária de Segurança Pública e Administração Penitenciária, 1,5 mil agentes e 300 viaturas da Polícia Militar participam da operação. As ações tiveram início no pátio da Academia da Polícia Militar com a presença do vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton.

Os trabalhos consistem principalmente na realização de bloqueios em pontos estratégicos da capital e da região metropolitana, com abordagens a pessoas e veículos em atitudes consideradas suspeitas. Segundo o vice-governador, “esta operação faz parte de um conjunto estratégico de atividades que visa ao combate ao tráfico de drogas”.

O delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, reforçou o comprometimento de todas as forças policiais e a “excelência dos homens e mulheres que vão participar de uma operação que vai durar todo este ano”.

Ocorrências

Logo nas primeiras horas do dia, uma equipe do Comando de Operações de Divisas (COD), em bloqueio pela base de Cachoeira Alta, abordou um ônibus que faz a linha Campo Grande (MS)/Goiânia (GO). Foram encontradas nas bagagens uma mala com 37 tabletes de maconha, pertencente a uma mulher de 35 anos. A droga seria levada para o Rio Grande do Norte.

Na mesma abordagem, durante busca nas bagagens de mão, foram encontrados outros 43 tabletes de maconha. O dono era um homem, também de 35 anos, que pretendia levar a droga para Rio Verde. Os dois suspeitos confirmaram ter comprado os tabletes em Campo Grande e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Quirinópolis.

Mais tarde, por volta das 10h, um veículo furtado foi encontrado e devolvido ao seu dono. Policiais faziam patrulhamento pela Rua 28 A, no Setor Aeroporto, quando encontraram um caminhão F 4000 estacionado. Ao verificarem a placa, constataram o registro de furto e contataram o proprietário.