Tráfico de drogas

Polícia Federal e Polícia Militar fazem operação contra tráfico de drogas e armas em Anápolis

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Militar do Estado de Goiás,…

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Militar do Estado de Goiás, deflagrada nesta quinta-feira (7/04),  resultou no desmantelamento de uma organização criminosa para o tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas na cidade de Anápolis. A operação envolveu 160 policiais federais e 46 policiais militares no cumprimento de 32 mandados de prisão preventiva, 11 mandados de condução coercitiva, um mandado de prisão temporária e 29 mandados de busca e apreensão.

Durante a operação, três laboratórios de produção de drogas foram desativados, e neles os policiais apreenderam 700 quilos de maconha e 33,39 quilos de cocaína, além de 72,65 quilos de produtos químicos utilizados para aumentar o volume dos entorpecentes. Juntos o material apreendido vale R$ 1,4 milhão.

A polícia investiga, ainda, indícios do envolvimento de pelo menos dois integrantes da quadrilha de tráfico de drogas e armas em crimes de homicídios na cidade de Anápolis, localidade onde os índices de violência apresentaram curva ascendente, ao contrário das demais cidades goianas.

Os presos serão indiciados pelos crimes de associação para o tráfico, tráfico de entorpecentes e produtos químicos para o preparo de entorpecentes, comércio ilegal de arma de fogo, munição e acessórios, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, as investigações já duram mais de um ano e, durante esse tempo, alguns integrantes da quadrilha já foram presos. Existe ainda a suspeita de que pelo menos dois dos investigados ligados a essa organização, e que já estão detidos, também tenham elo com homicídios cometidos em Anápolis.

José
De acordo com o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, que participou da coletiva na Superintendência de Polícia Federal, em Goiânia, para apresentação dos resultados da operação, a integração das forças policiais é extremamente importante para o enfrentamento do crime organizado.

Segundo ele, esta operação vem ao encontro de uma estratégia da Secretaria de Segurança Pública no combate ao tráfico de drogas e ao comércio de armas no estado que vêm recebendo atenção especial desde o início de sua gestão. “É uma situação que estamos perseguindo com muita intensidade, entre as forças do estado, entre as inteligências dos estados do Fórum Brasil Central e também com organismos federais, como a Polícia Federal”, afirmou.

Para o superintendente Regional da PF em Goiás, delegado Umberto Ramos Rodrigues, a Operação Roda Viva marca o momento positivo que é o da integração entre as forças policiais no estado de Goiás, parceria que vem evoluindo para uma relação institucional, com ações conjuntas e compartilhamento de provas.

Segundo ele, foi uma operação de grande envergadura, realizada com a participação da Polícia Militar que, conforme destacou, tem sempre apoiado as ações da Polícia Federal, sobretudo pela capilaridade que tem, ao contrário da Polícia Federal. “É, portanto, uma data simbólica para a Polícia Federal; estamos felizes com o êxito da operação e também com a parceria, o trabalho em conjunto com a Polícia Militr de Goiás”, acentuou.