INDICIADO

Polícia indicia deputado Amauri Ribeiro por homofobia

Parlamentar vai responder por racismo homofóbico

Polícia indicia deputado Amauri Ribeiro por homofobia
Polícia abre inquérito contra deputado Amauri Ribeiro por suposto crime de homofobia (Foto: Reprodução - Alego)

A Polícia Civil indiciou o deputado estadual Amauri Ribeiro (UB) pelo crime de racismo homofóbico. O Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri) concluiu a investigação na quinta-feira (15), após a Justiça determinar que o político fosse investigado como cidadão comum, sem foro político.

A imagem que levou à abertura do inquérito foi publicada no dia 4 de abril deste ano. Nela, é possível ver um braço negro com um desenho de arco-íris (que simboliza a comunidade LGBTQ+), e uma outra mão, essa branca, segurando a primeira, com os dizeres “Na minha família não!”.

Após a repercussão da imagem, entidades o denunciaram. Segundo o Geacri, o deputado objetivou “demonizar” pessoas gays, colocando-as como “uma ameaça ao modelo heterossexual”, fato que, conforme a polícia, extrapola a liberdade de expressão.

O inquérito já foi encaminhado ao Poder Judiciário. Vale citar, o crime de racismo homofóbico tem pena varia de dois a cinco anos de prisão.

O Mais Goiás não conseguiu contato com o parlamentar para um posicionamento. O espaço segue aberto.