EMPRESA DE FACHADA

Polícia prende foragido de Goianésia que aplicava golpe do “consórcio contemplado”

Investigações começaram em dezembro de 2022

Polícia Civil prende suspeito de aplicar golpe da "carta de consórcio contemplada"
Polícia Civil prende suspeito de aplicar golpe da "carta de consórcio contemplada"

Um homem foi preso em Aracaju (SE), suspeito de aplicar o golpe da “carta de consórcio contemplada”, na terça-feira (25). O indivíduo era foragido de Goianésia e foi localizado e preso no estado de Sergipe, onde também realizava o mesmo crime, segundo a Polícia Civil.

Foi o Grupo de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri), da Polícia Civil de Goiás, que apurou a localização do suspeito. Com as informações apuradas, acionou a Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) da Polícia Civil de Sergipe, que encontrou e deteve o foragido.

Entenda o caso

As investigações começaram em dezembro de 2022, quando uma vítima foi à delegacia de Goianésia denunciar uma empresa de consórcio que, supostamente, vendeu uma “carta de consórcio contemplada”. Na época, a vítima disse que tinha entrado em contato com uma vendedora da empresa e a mulher ofereceu a carta contemplada com a promessa da entrega imediata do valor.

Para conseguir acesso à carta, a mulher disse que a vítima teria que dar uma entrada e pagar o restante em parcelas. No entanto, após a vítima efetuar o pagamento via pix para a conta da empresa, nunca conseguiu de fato o valor combinado na suposta carta de consórcio. Até o momento, a vítima não recuperou o prejuízo.

Após a denúncia, o Gepatri iniciou as investigações e descobriu que havia outras vítimas lesadas pela mesma empresa, em Goianésia. A corporação identificou que o proprietário da empresa já era investigado por crimes de estelionato e que era procurado pela polícia há anos para responder por golpe de passagens aéreas, mas nunca foi localizado.

Prejuízo

Além de ser investigado em Goianésia, o homem também é suspeito de cometer crimes em Aracaju (SE). De acordo com a Polícia Civil, o indivíduo aplicava golpes nas vendas de consórcios de veículos e passagens aéreas. A corporação informou que ele chegou a abrir uma empresa de fachada, em Aracaju, mas, após quatro meses, fechou o estabelecimento e sumiu com o dinheiro dos clientes.

No total, foram identificadas três vítimas em Goianésia e o prejuízo ultrapassa R$ 100 mil. Já em Aracaju, a polícia ainda não tem uma estimativa do prejuízo das diversas vítimas do homem.

O indivíduo foi preso e conduzido ao Centro de Operações Policiais (Cope) e à disposição do Poder Judiciário de Goiás. A defesa do suspeito não foi localizada.