SERÁ INVESTIGADO

Populares denunciam morte de peixes no Rio Vermelho, em Aruanã

Semad vai enviar equipes para investigar o caso, na segunda-feira

Baixo grau de oxigênio é responsável por morte de peixes em Aruanã, diz Semad
Baixo grau de oxigênio é responsável por morte de peixes em Aruanã, diz Semad (Foto: Enviada ao Mais Goiás)

Populares denunciam que peixes estão morrendo no Rio Vermelho, em Aruanã. Em vídeo enviado ao Mais Goiás, neste sábado (2), ribeirinhos sobem as águas e encontram vários animais mortos.

Em uma outra gravação, também é possível ver uma grande quantidade na borda do Porto da Aba. “Muito estranho, todos tentando sair da água. São muitos”, diz um homem, enquanto caminha pela borda.

Em mais um vídeo, o cinegrafista mostra mais peixes bem perto da área seca, no Porto da Aba, centro de Aruanã. “Vão falar que faltou oxigênio na água… Isso é conversa furada. Onde está o pessoal do Meio Ambiente?” O homem acredita que sejam produtos agrícolas. “Colocam a culpa nos ribeirinhos. A mortandade vem do Rio Vermelho.” Nesta gravação, o indivíduo informa a data deste sábado.

O Mais Goiás procurou a secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) que disse que irá investigar o caso. “Equipes de fiscais estarão no local na segunda-feira para investigar a denúncia.”

Prefeito de Aruanã, Hermano de Carvalho disse ter sido informado neste sábado. “Eu já acionei a Saneago, que fará a medição da água. Vamos esperar o laudo para tomar as medidas cabíveis.”

Ainda segundo ele, existe um processo de decomposição de dejetos (matéria orgânica) nos rios (queda de folhas, por exemplos), que soltam venenos nocivos e podem ocasionar a morte de animais. Ele não assegura ser o caso, pois aguarda as investigações, mas ventila a possibilidade.