Repercussão

“Prefeitos estão preocupados”, diz presidente da Federação Goiana de Municípios

O clima das eleições municipais deste ano ficou ainda mais tenso após a morte do…

O clima das eleições municipais deste ano ficou ainda mais tenso após a morte do candidato a prefeitura de Itumbiara, José Gomes (PTB), na tarde de ontem. Segundo o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Divino Alexandre, o clima entre os prefeitos é de angústia e preocupação.

“Nós estamos numa situação delicada nesse momento não só em Itumbirara, mas em Buriti Alegre e em Catalão”, lembrou Divino.

Na madrugada desta quarta-feira (28) a casa do atual prefeito e candidato a reeleição de Buriti Alegre, Marco Aurélio Naves (PSDB), foi alvejada. Quatro tiros atingiram o local, mas ninguém ficou ferido. Já em Catalão, o gabinete do prefeito e também candidato a reeleição, Jardel Sebba (PSDB), foi alvo de tiros no dia 9 de agosto. O gestor não estava no local no momento e ninguém ficou ferido.

Para o presidente da FGM, a liberdade dos tempos atuais combinada com a impunidade é o que está gerando esses atos extremos. “A democracia nos dá grande liberdade e as pessoas não estão sabendo aproveitar isso. Estão levando para um lado muito crítico que é a violencia,” destacou.

Divino ainda lembrou do caso do prefeito de Matrinchã, assassinado junto com a esposa ocorrido em agosto de 2015, e aproveitou para criticar a falta de policiais nos municípios goianos. “As cidades estão pagando um preço alto por causa da falta de efetivo na segurança. Se você não vê a policia nas ruas com frequencia, o entendimento que a gente tem é que não tem policiamento e a pessoa está ali pra fazer o que quiser”, criticou Divino, citando o aumento do número de assaltos e explosões em agências bancárias em todo o estado.