Chuva de meteoros

Primeira grande chuva de meteoros de 2022, Eta-Aquáridas atinge ápice nesta sexta-feira

A primeira grande chuva de meteoros de 2022 está prevista para atingir o máximo de…

Meteoro visto no céu de Goiandira foi registrado em vídeo de câmera de segurança (Foto: reprodução/Vídeo)
Meteoro visto no céu de Goiandira foi registrado em vídeo de câmera de segurança (Foto: reprodução/Vídeo)

A primeira grande chuva de meteoros de 2022 está prevista para atingir o máximo de sua atividade na noite desta sexta-feira. A Eta-Aquarídas poderá ser vista na direção leste, a partir das 2h da manhã.

Apesar de atingir o ápice nesta sexta-feira, o fenômeno pode ser observado ao longo desta semana. Gravações de estrelas cadentes foram feitas pela estação de monitoramento de Monte Castelo, em Santa Catarina. Veja vídeo:

O evento poderá ser visto a olho nu. Para ver as estrelas cadentes, a dica é procurar um local escuro, longe das luzes da cidade.

A chuva de meteoros Eta-Aquaridas é um fenômeno anual, que acontece quando o planeta Terra se aproxima da trilha de detritos deixados pelo Cometa Halley. São essas rochas espaciais que recebem o nome de estrelas cadentes.

O Cometa Halley passou próximo ao planeta pela última vez em 1986. Ele deverá ser novamente visto pelos habitantes da Terra apenas em 2062.

Outro evento aguardado neste mês será o eclipse lunar total, visível nas Américas e em parte da África. No Brasil, será visto em todo o território nacional entre os dias 15 e 16 de maio.

O evento poderá ser observado a olho nu, com binóculos e por meio de pequenos telescópios. Junto com o eclipse lunar total acontece a chamada Lua de Sangue, quando o satélite adquire uma coloração avermelhada por estar totalmente na sombra da Terra.