Quarto suspeito de atirar contra Mingau, do Ultraje a Rigor, é detido em SP
Pablo William da Silva Mostarda, de 29 anos, foi encontrado em Taubaté, neste sábado
A Polícia Militar de São Paulo prendeu Pablo William da Silva Mostarda, de 29 anos, quarto suspeito de envolvimento no caso que vitimou Rinaldo Oliveira Amaral, conhecido como Mingau, da banda Ultraje a Rigor. O músico está internado desde o dia 2 de setembro. Atualmente, ele está no Hospital São Luiz, da Rede D’Or, em São Paulo, e tem quadro estável.
O delegado responsável pelo caso, Marcelo Russo, da 167ª DP (Paraty), informou como se deu a operação, que envolveu agentes de três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
“A ação foi propiciada por uma visão estratégica do Secretário de Estado de Polícia Militar, executada pelo Comandante do 5º CPA (Coronel Assis) nas ações integradas entre os Estados que fazem divisa: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Sendo assim, foi realizado um trabalho sigiloso e integrado, monitorando o paradeiro do foragido da justiça. Ele teve como resultado a captura nesta manhã (14/10/2023). Carranca foi localizado na cidade de Taubaté-SP através de troca de informações entre esta agência e a agência de inteligência do 5° Batalhão de Polícia Militar do Interior”, informou a polícia.
Dos cinco suspeitos, quatro já foram presos, em um mês e 14 dias: Pablo William da Silva Mostarda, de 29 anos; Ray Limeira Belchior, 19 anos; Lorran Nascimento Moraes, de 21 anos; e João Vitor da Silva, vulgo Relíquia. Hiago Lourenço da Silva, de 22 anos, segue foragido.
— Dos cinco elementos que nós representamos pela prisão preventiva, que estavam participando da tentativa de homicídio do músico Mingau, do Ultraje a Rigor, que ocorrera aqui em Paraty, quatro já estão presos. Só falta o Hiago, que está na fila para ser preso a qualquer momento — diz o delegado.
Ele informa, ainda, por que as operações envolvem três estados:
— A 167ªDP fez uma representação pelas prisões cautelares ao juízo de Paraty de cinco elementos, tudo aqui dentro do Rio. O juízo de Paraty deferiu as prisões temporárias de cinco criminosos envolvidos na tentativa de homicídio do Mingau. Três mandados de prisão foram feitos dentro do Rio pelas polícia militar e civil, em ação integrada e conjunta. Ficaram faltando dois. Destes dois que estavam faltando, um foi preso, o Pablo William, em Taubaté, pela polícia de São Paulo. Compartilhamos um serviço inteligente de informações com as divisas. Porque Paraty faz divisa com São Paulo. Então, as polícias de Minas Gerais e São Paulo estavam avisadas sobre eventuais fugas para fora do Rio de Janeiro.
Relembre o caso
Mingau foi baleado na cabeça em Paraty, na Costa Verde do Rio, no dia 2 de setembro, à noite. Ele teve o carro alvejado por criminosos quando passava pelo bairro Ilha das Cobras. As investigações apontam que Mingau teria entrado na comunidade Ilha das Cobras com uma picape escura, passando com “certa velocidade” em cima de um quebra-molas, na Praça do Ovo, um “conhecido ponto de venda de drogas dominado pelo Comando Vermelho”. O crime ocorreu na véspera do aniversário do músico, que completou 56 anos.
A ação teria levantando a suspeita de traficantes que dominam a região. De acordo com a polícia, o carro era de grande porte, cor escura e tinha película nos vidros, o que dificultava a identificação de quem estava dirigindo.