Manifestação

Reitoria da UFG é ocupada em protesto contra a PEC 241

A reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi ocupada no início da tarde desta…

A reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi ocupada no início da tarde desta terça-feira (25) como medida de protesto contra a PEC 241. A ação ocorreu pouco depois da deflagração da paralisação dos trabalhadores técnico-administrativos em Educação (TAEs) na unidade. No entanto, segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo), a categoria não está envolvida na ocupação, que teria sido executada por estudantes.

Na última sexta-feira (21), o Conselho Universitário (Consuni) da UFG divulgou uma nota onde classificou como “desastrosas” as consequências da implementação da PEC 241, que prevê o congelamento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. A medida traria prejuízos “tanto para a educação quanto para a saúde, a seguridade social, bem como todos os programas sociais que são desenvolvidos no âmbito do Governo Federal,” diz o texto.

No início da manhã de hoje, manifestantes bloquearam a entrada do prédio da Reitoria da UFG. Em seguida, estudantes do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepai) da UFG ocuparam a unidade. “A tendência aqui na UFG é avolumar a participação dos estudantes. Hoje mesmo tem uma manifestação promovida pelo DCE às 12h, e a tendência é que vá se interrompendo as aulas na UFG”, disse João Pires Júnior, coordenador do SINT-IFESgo.

O Mais Goiás tentou contato com a assessoria de imprensa da UFG, mas não obteve retorno.