Olimpíadas

Remadores olímpicos vão usar roupa anti-micróbios

O Rio de Janeiro continua poluído e a opinião internacional já massacra os Jogos Olímpicos…

O Rio de Janeiro continua poluído e a opinião internacional já massacra os Jogos Olímpicos de 2016 antes de seu início. E não é para menos, já que a cidade falhou em cumprir todos os acordos internacionais, especialmente quanto à poluição.

 

Resultado: muitos atletas em esportes marinhos terão que competir em águas inacreditavelmente poluídas e infecciosas não apenas com esgoto, mas também com resíduos químicos.

 

Para evitar que atletas dos EUA sofram o que o remador alemão Erik Heil passou no ano passado (treinando na Guanabara, ele foi infectado por uma bactéria comedora de carne), o Wired reporta que a Universidade da Filadélfia desenvolveu uma roupa anti-micróbios para proteger remadores estadunidenses de vírus e bactérias.

 

A roupa não é exatamente muito eficaz: o rosto e outras partes do corpo ficam expostas, podendo ser infectados por tudo que subir ou voar da água até eles durante a competição.  A Wired faz questão de lembrar que em uma competição de remo no Rio do ano passado, cerca de 6% dos pouco mais de 500 competidores ficaram doentes.

 

Muitos atletas estão fazendo os próprios esquemas para se proteger, conta o site, como tomando antibióticos por precaução, vestindo roupas protetoras improvisadas ou tomando “banhos descontaminantes” após as competições, além de lavarem suas roupas em água sanitária.

 

Parafraseando um vilão de uma franquia de Terror famosa: que comecem os jogos!