Revezamento da Tocha Olímpica

Revezamento da Tocha Olímpica passa pela cidade de Goiás

Um clima semelhante ao de um desfile cívico tomou conta da cidade de Goiás, nesta…

Um clima semelhante ao de um desfile cívico tomou conta da cidade de Goiás, nesta quinta-feira, dia 5, com direito a banda sinfônica da Polícia Militar e bandeirolas do Brasil sendo distribuídas aos presentes. Centenas de vilaboenses se aglomeraram na entrada principal da cidade, que recebeu um pórtico especial em homenagem à passagem Tocha Olímpica. Trinta representantes da cultura local ou que são reconhecidos pela sua dedicação ao esporte, foram selecionados para conduzir o principal símbolo dos Jogos Olímpicos.

No trajeto do revezamento os principais pontos turísticos da cidade histórica como a Praça do Chafariz, Palácio Conde dos Arcos, Catedral, entre outros locais que têm em comum as belezas arquitetônicas e históricas da antiga capital tombada pelo patrimônio histórico da humanidade.

Trazida por uma grande comitiva que engloba o Comitê Olímpico e principais patrocinadores, a tocha chegou de Itaberaí, alegrando os moradores que, desde cedo, buscaram um espaço no trajeto para ver de perto o brilho inédito em solo brasileiro. Enquanto alguns acompanharam a distância o percurso, outros foram privilegiados de conduzi-la por 200 metros, considerados históricos.

Para Maria Antonieta Jubé Carneiro, 80 anos, esse momento representa o resgate da paz e da união do povo brasileiro. “Uma tocha que vai percorrer todo o nosso País, símbolo histórico de um evento tão grandioso”, analisou. Escolhida para fazer o percurso da chegada da tocha à praça do Chafariz, ela ficou muito emocionada por ter sido reconhecida pelo seu trabalho de registro fotográfico e histórico dos principais pontos da antiga capital.

Emoção semelhante descreveu Alice Gonçalves Noronha, de 69 anos. Artesã ceramista tradicional da cidade, Alice sentiu-se muito prestigiada ao ser escolhida para conduzir a tocha. “Fiquei insegura a princípio pois estou me recuperando de uma perna quebrada. Mas o momento é tão grandioso que decidi superar minha condição física”, explicou. Coincidentemente, seu trajeto se inicia próximo a Escola de Belas Artes, símbolo da importância dos artistas da cidade. “Terei a honra de conduzir o fogo olímpico, representando o povo da minha cidade”, declarou.

Para Janete Rodrigues da Silva Komukai , 33 anos, ter sido escolhida para conduzir a Tocha Olímpica representou a coroação dos anos dedicados ao atletismo e ao volei de praia. Desde os nove anos, a atual servidora pública se empenhou em participar de importantes competições como Jogos da Juventude e Campeonatos Brasileiros. “Hoje, sinto como se fosse participar das Olimpíadas, tamanha a minha emoção em ter sido escolhida”, declarou.

sebastião 3Outro representante da ala esportiva, Sebastião dos Reis Santos (foto), de 42 anos, se dedica há 16 anos a mobilizar participantes para a Caminhada Ecológica, que percorre 350 quilômetros de Goiânia à cidade de Aruanã. “Este é um momento muito gratificante, para ficar na memória para sempre”, se alegrou.

Autoridades
O local escolhido pelas autoridades para recepcionar a Tocha Olímpica foi a Praça do Coreto. Farricocos símbolos da Procissão do Fogaréu estavam a postos em frente ao palanque que acomodou o governador Marconi Perillo e a prefeita Selma Bastos. A chegada da tocha foi recebida pela canção símbolo da cidade de Goiás, interpretada pelos músicos Pádua, João Caetano, Fernando Perillo e Maria Eugênia, acomodados cada um em uma das janelas do Palácio Conde dos Arcos.

Em seu pronunciamento, Marconi Perillo declarou orgulho pelo trajeto do fogo olímpico começar pelo Estado. “Estamos vivendo um momento histórico, e que aqui em Goiás ganha uma simbologia ainda maior pois estamos trazendo a chama milenar da Grécia para uma cidade centenária”, declarou. A prefeita Selma Bastos agradeceu pela inclusão da cidade no trajeto goiano da Tocha Olímpica, desejando que este momento simbolizasse a união e a paz entre os brasileiros.