CÂMARA FEDERAL

Saiba mais sobre os deputados federais eleitos por Goiás em 2022

Goiás elegeu 17 deputados federais neste domingo (2). O PL, o PT, o PP e…

Saiba mais sobre os deputados federais eleitos por Goiás em 2022
Saiba mais sobre os deputados federais eleitos por Goiás em 2022 (Fotos: Divulgação)

Goiás elegeu 17 deputados federais neste domingo (2). O PL, o PT, o PP e o União Brasil foram os partidos que mais elegeram deputados na Câmara Federal, com quatro para o primeiro e dois nomes cada para os outros. Os demais elegeram apenas. O Mais Goiás fez um resumo sobre cada um dos futuros parlamentares. Confira:

Silvye Alves

Aposta do União Brasil para mais votada neste pleito, a jornalista Silvye Alves se filiou na legenda a convite da primeira-dama Gracinha Caiado e confirmou as expectativas. Neófita na política, ela ficou 11 anos na TV Record, que deixou em junho deste ano para se dedicar à pré-campanha. Segundo ela, concorrer estava fora dos planos, mas com o tempo entendeu que como deputada poderia fazer mais pelas causas sociais do que fez como jornalista.

Gustavo Gayer

Gustavo Gayer (PL) foi o quarto candidato a prefeito de Goiânia mais votado em 2020. Neste pleito, o bolsonarista apostou na popularidade das redes sociais para ser um dos puxadores de voto do PL e subir à Câmara Federal, o que deu resultado: ele foi o segundo mais votado e contribuiu para o PL eleger quatro nomes, maior bancada no Estado. Ele tem mais de 100 mil seguidores no Instagram, além de 1,04 milhão de inscritos no Youtube, fora outras plataformas.

Flávia Morais

Segunda mais votada em 2018 com 169,7 mil votos – perdendo apenas para delegado Waldir (União Brasil), que disputou o Senado –, a mineira Flávia Morais (PDT) é a líder da bancada goiana no Congresso. Esposa do ex-prefeito de Trindade George Morais, ela está no segundo mandato consecutivo. Antes teve dois mandados na Assembleia Legislativa.

Glaustin da Fokus

O empresário Glaustin da Fokus (PSC) é bolsonarista evangélico e faz parte da Frente Parlamentar Evangélica. Na FPE, ele acompanha de perto os trabalhos “em defesa da família, da vida e dos valores cristãos”. Deputado federal de primeiro mandato, o empresário do Grupo Fokus e Adoralle convidou Gusttavo Lima, embaixador das empresas, para se filiar ao PSC.

José Nelto

José Nelto (PP) disputou a reeleição pela primeira vez. Ele ganhou destaque recente na mídia por elevar o patrimônio de R$ 7,8 milhões (2018) para R$ 48,4 milhões (2022). Entusiasta arrependido do ex-juiz Sergio Moro, ele foi deputado estadual por cinco mandatos e vereador por Goiânia em outros três consecutivos.

Delegada Adriana Accorsi

A deputada estadual em segundo mandato Adriana Accorsi foi a aposta do PT para puxadora de votos e para garantir uma segunda cadeira na Câmara Federal. Missão cumprida. Filha do ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi disputou (e perdeu) a prefeitura da capital em duas ocasiões. Em 2020, ela terminou o páreo em terceiro lugar com 13,39% dos votos. Inicialmente, ela estava resistente e pretendia disputar a reeleição.

Adriano do Baldy

Em seu primeiro mandato, Adriano do Baldy (PP) é, na verdade, Adriano Antônio Avelar. Apesar do “Baldy”, ele não tem parentesco com Alexandre Baldy, presidente estadual do PP, e candidato ao Senado. Ele foi assessor parlamentar do ex-ministro e ex-deputado federal entre 2015 e 2018. A escolha do nome pode ter sido crucial para a vitória.

Professor Alcides

Professor Alcides (PL) foi eleito deputado federal em 2018 após alguns revezes. Ele perdeu a eleição para prefeito de Aparecida de Goiânia em 2016 e para vice-governador na chapa de Vanderlan Cardoso (PSD) em 2014. Empresário e formado em pedagogia, economia e administração, ele é o proprietário do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan).

Zacharias Calil

O médico Zacharias Calil (União Brasil) irá para seu segundo mandato. Em 2018, ele foi o terceiro deputado federal mais votado com 151,5 mil votos. Cirurgião pediátrico, o parlamentar já fez mais de 20 cirurgias de separação de gêmeos siameses. Ele é pioneiro na técnica em Goiás e é recordista no procedimento.

Célio Silveira

Célio Silveira foi o único deputado federal eleito pelo PSDB em 2018, ano que o partido saiu enfraquecido não só em Goiás, mas no País. Hoje no MDB, o parlamentar está em seu segundo mandato no Congresso. Ele também foi vice-prefeito e prefeito de Luziânia, além de deputado estadual. Em 2018, ele apoiou Diego Sorgatto (União Brasil) na disputa em Luziânia, quando o então partido dele fazia oposição ao DEM (hoje União Brasil).

Rubens Otoni

O petista Rubens Otoni está em seu quinto mandato consecutivo de deputado federal. Irmão do deputado estadual reeleito Antônio Gomide (PT), ele é da base de oposição desde 2016, quando Michel Temer (MDB) assumiu o governo e depois de Bolsonaro (PL). Chegou a ser notificado por comissão da Câmara em 2012 por suposto envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira, mas o colegiado arquivou o processo por unanimidade. Também foi deputado estadual.

Magda Mofatto

Magda Mofatto foi cogitada como vice-de Bolsonaro (PL) em 2018. Optou pela reeleição – ela está em seu terceiro mandato na Câmara. Empresária no ramo hoteleiro em Caldas Novas e fã de armas, a deputada perdeu o comando do partido para major Vitor Hugo (PL) em articulação que envolveu o chefe do Executivo e o presidente nacional da sigla Valdemar Costa Neto.

Marussa Boldrin

“Afilhada” do deputado federal Zé Mario Schreiner (MDB) – que não disputa reeleição para se dedicar a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) –, Marussa Boldrin (MDB) é vereadora de segundo mandato em Rio Verde e quer ser a representante oficial do agro na Câmara Federal. Engenheira agrônoma, ela tem 32 anos.

Daniel Agrobom

Daniel Agrobom (PL) surpreendeu e garantiu a quarta vaga do PL. Empresário de sucesso no agro, ele é natural de Uberlândia (MG) e ex-prefeito de Bom Jesus de Goiás.

Jeferson Rodrigues

Apoiador do governador reeleito Ronaldo Caiado (União Brasil), apesar do partido dele estar com Gustavo Mendanha (Patriota), o deputado estadual Jeferson Rodrigues (Republicanos) está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Goiás. Pastor, o político conta com o apoio da Igreja Universal e também do prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos).

Dr Ismael Alexandrino

O médico de 39 anos Ismael Alexandrino (PSD) ganhou destaque na pandemia da Covid-19 por liderar a secretaria de Saúde em Goiás, o que rendeu, inclusive, reconhecimento internacional. Apesar de experiência no Executivo, ele entrou em uma disputa eletiva pela primeira vez. Teve seu primeiro filho recentemente.

Lêda Borges

Aliada de primeira hora do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), a deputada estadual em segundo mandato Lêda Borges foi prefeita de Valparaíso de Goiás – ela também perdeu três eleições ao cargo. Brigou com Matheus Ribeiro para ser a mais votada do PSDB e garantir a cadeira na Câmara. Ela foi secretária na gestão do tucano.