FORTE TEMPESTADE

São Paulo só terá restabelecimento completo de energia na terça-feira, informa Enel

Diversos bairros da capital paulista estão sem luz há mais de 22 horas

A cidade de São Paulo e a Região Metropolitana só terão o restabelecimento completo do serviço de energia elétrica a partir da terça-feira da próxima semana. Na tarde de sexta-feira, uma forte tempestade, com ventos de mais de 100 quilômetros por hora, atingiu o Estado. Diversos bairros da capital paulista estão sem luz há mais de 22 horas.

De acordo com a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia para São Paulo e outros 23 municípios da área metropolitana, 2,1 milhões dos 8 milhões de clientes da empresa no estado ficaram sem energia. Destes, aproximadamente 550 mil tiveram a situação normalizada. A maior parte dos afetados está na capital paulista: inicialmente, 1,4 milhão ficaram sem luz. E 400 mil foram recuperados.

—Nossa melhor previsão é atender a maioria das ocorrências até terça-feira — disse Vincenzo Ruotolo, diretor de distribuição da Enel em São Paulo, acrescentando que após o período ainda podem haver casos pontuais de locais sem energia. —O restabelecimento (da luz) passa por uma reconstrução de parte da rede.

Ruotolo disse que, após terça-feira, ainda podem existir casos pontuais de clientes sem luz. Segundo ele, a prioridade será restabelecer a energia em hospitais, serviços essenciais e escolas — em especial, para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A empresa pretende fornecer uma previsão aos clientes assim que tiver um diagnóstico mais claro da situação.

Ruotolo disse que o evento climático de ontem, classificado por ele como o mais extremo em São Paulo desde 1995, impactou quatro linhas de alta tensão na área de concessão da empresa. Duas foram restabelecidas.

Outro representante da Enel ainda negou problemas nos canais de comunicação. Ele justificou que houve uma concentração grande de chamadas, fora de qualquer previsão da empresa. Nas redes sociais, clientes reclamaram sobre a dificuldade de contactar a empresa.

—Tivemos um volume alto de clientes, isso deu um congestionamento e lentidão no call center, por isso a gente pede que os clientes priorizem os canais digitais, que estão funcionando perfeitamente — afirmou André Oswaldo dos Santos, responsável pela área comercial da Enel-SP.