AUTISMO

Semana da conscientização do Autismo tem eventos em Anápolis

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado neste sábado(02) e nessa semana, que…

Criança autista fica 12 dias fechada dentro de casa com a mãe morta em Minas Gerais
Criança autista fica 12 dias fechada dentro de casa com a mãe morta em Minas Gerais (Foto: Unicef/ONU)

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado neste sábado(02) e nessa semana, que é considerada a semana de conscientização sobre transtorno do espectro autista (TEA),  são organizados eventos  na cidade de Anápolis para que a população possa participar ativamente da causa.

Estão previstos os eventos Praça Azul  e Pedal Azul . O primeiro será neste sábado(02) às 08 horas na Praça Bom Jesus, e contará com confecção de carteirinha para identificação dos participantes, fisioterapia e muita diversão com direito a pipoca e algodão doce.

No domingo(03), é  a vez do Pedal Azul, que começará  às 08 horas com saída no Parque da Jaiara e chegada no Parque Ipiranga. Para participar não precisa fazer inscrição, apenas comparecer no local e horário marcados. O evento é organizado pela Instituição de Pais e Amigos dos Autistas de Anápolis (ASPAA) e tem apoio da prefeitura da cidade como forma de unir a comunidade autista e conscientizar a população da cidade sobre a causa.

A diretora da ASPAA, Janaina Athayde, fala sobre a importância desses movimentos, “Alcançar pessoas que não tenham acesso a informação do que é direito, pessoas que sequer sabem que tem esse quadro de autismo, vão começar a buscar ajuda, tratamento, tudo isso é importante que a gente mobiliza a comunidade autista, mas também a sociedade em geral”, afirma. 

Ela explica ainda que a alusão a cor Azul do movimento se dar pela incidência de casos ser maior entre os meninos, “Em alusão a cor usada para conscientizar no mundo todo o azul é usado por conta da incidência genética: A maioria das pessoas com Autismo são só sexo masculino”, acrescenta.

Em Anápolis o portador do TEA , também encontra apoio na ONG Casa Joana, que atualmente também ajuda portadores da síndrome de down. De acordo com a diretora da unidade, Alcilena do Carmo Silva, são muitos os desafios enfrentados por autistas na sociedade,

“Os desafios são inúmeros! Todo lugar que um autista chega é discriminado, sofre preconceito da sociedade de maneira geral pois a maioria ainda não tem conhecimento do que é o autismo, é triste mas ainda é uma realidade. Conscientização, informação, todo mundo deveria saber o que é o autismo e respeitar em primeiro lugar”, afirma.

A Casa Joana tem previsão para um evento no próximo mês, a caminhada da inclusão que será no dia 09 de abril no Parque Ipiranga.