E-COMMERCE

Shopee passa iFood e já é o app de compras pelo celular mais popular do país

A Shopee já é o app mais usado para fazer compras no Brasil, ultrapassando Mercado…

Shopee passa iFood e já é o app de compras pelo celular mais popular do país (Foto: Reprodução)
Shopee passa iFood e já é o app de compras pelo celular mais popular do país (Foto: Reprodução)

A Shopee já é o app mais usado para fazer compras no Brasil, ultrapassando Mercado Livre, Americanas e iFood. No país há apenas três anos, o aplicativo de e-commerce de Singapura teve uma ascensão meteórica com uma estratégia de publicidade massiva com campanha na TV aberta, muitas promoções e frete grátis.

Há um ano, o app estava na quarta posição na pesquisa de comércio pelo celular Panorama Mobile Time – Opinion Box. A pesquisa é semestral e vem sendo realizada há 7 anos. Ao longo desse período, Meli, Americanas e iFood se revezaram na liderança do ranking dos apps de compras mais populares.

Apesar do desembarque relativamente recente da Shopee, o país já era um terreno bastante conhecido para a sua controladora, a Sea Limited, que também é dona da Garena, desenvolvedora responsável por um dos games mais populares do mundo, o Free Fire, que tem no Brasil um de seus principais mercados.

A Shopee foi citada como o app mais usado para compras pelo celular por 21% dos consumidores entrevistados na pesquisa. Em seguida vêm iFood (15%), Mercado Livre (14%) e Americanas (9%). A empresa apareceu pela 1ª vez na pesquisa de setembro de 2020, apontada por 5% dos consumidores móveis como um dos três apps de compras mais usados.

Outras pesquisas já mostravam a Shopee como campeã de downloads de aplicativos.

empresa levou três anos para encostar no líder Ali Express no segmento de importados, sendo que o site chinês chegou ao país em 2010. Já o número de vendedores nacionais disparou 600% no ano passado, alcançando a marca de 1 milhão.

Esse rápido crescimento tem gerado uma reação no varejo local. A empresa e outros marketplaces estrangeiros estão na mira do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que reúne 75 varejistas, por, supostamente, estarem vendendo  produtos falsificados ou sem o devido recolhimento de impostos.

Segundo a pesquisa, o público da Shopee é majoritariamente feminino, jovem e das classes C, D e E. Já o iFood está melhor posicionado nas classes A e B. Enquanto Mercado Livre e a Americanas atraem um público de uma faixa etária mais alta do que a Shopee.

A predominância junto ao público jovem tem uma explicação. A empresa faz uso constante de ferramentas de gamificação para engajar consumidores e destravar promoções e tem sua marca bastante associada com campeonatos de Free Fire.

A pesquisa Mobile Time – Opinion Box, ouviu 2.033 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. A pesquisa completa estará disponível a partir de amanhã, no site da MobileTime.