Terça-feira, 04 de Agosto de 2026
Mobilidade urbana

Terminal provisório substituirá Isidória, que será reconstruído para atender BRT

Obras do novo terminal serão concluídas no sábado (17), de acordo com Dolzonan Mattos, secretário da Seinfra; espaço para atendimento provisório de passageiros também fica no setor Pedro Ludovico

Por - Goiânia, GO
Publicado em: • Atualizado em:
terminal provisório

O terminal Isidória será reconstruído em breve. O motivo é porque p local também vai atender os ônibus do BRT (Bus Rapid Transit). A previsão é que o serviço comece a partir de outubro de 2020. Enquanto o Isidória estiver em obra, um terminal provisório, qeu também fica no setor Pedro Ludovico, vai atender às demandas. O novo local fica pronto no sábado (17), de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Goiânia (Seinfra).

A previsão é de que as obras do terminal Isidória fiquem prontas em 12 meses. “A contagem começa quando a mudança para o provisório ocorrer”, diz o secretário. Contudo, o terminal provisório será entregue inacabado. “Ele será entregue como um prédio, onde os apartamentos não estão completamente acabados”, justifica o titular da pasta, Dolzonan Mattos. Quando deixar de operar como ponto de embarque e desembarque de passageiros, o terminal provisório será usado como ponto de comércio.

O novo local fica a cerca de 500 metros do Isidória, sentido Jardim Botânico, na Alameda João Elias da Silva Caldas. Questionado se os usuários já sabem da mudança, o secretário afirma que a imprensa já divulgou o assunto massivamente. Mas disse que não sabe se há cartazes no Isidória que orientem o público sobre o novo lugar.

As linhas do transporte coletivo serão remanejadas para o novo local após sinalização positiva da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). Em nota, a empresa informa que espera começar a operação em 15 dias após a entrega da obra pela Seinfra.

“A estimativa é feita para o desenvolvimento de outras etapas que precisam ser executadas no terminal. Parte das ações é de responsabilidade da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e outra do consórcio RedeMob”, explica a CMTC.

A nota da companhia diz, ainda, que falta instalar catracas, sistema de bilhetagem, equipamentos de segurança e de comunicação interna com o usuário (sistema para rádio e TV). “Com esses últimos acertos a operação poderá ser transferida”, informa o diretor Técnico da CMTC, Murilo Ulhôa.

Estrutura

De acordo com a CMTC o novo terminal tem 160 metros de comprimento e oito de cobertura. O local terá capacidade para receber dez ônibus simultaneamente.

“Temos neste terminal (Isidória) 19 linhas e 64 mil passageiros diários. Vamos receber o usuário com toda a estrutura pronta e com ele bem informado sobre as mudanças, vamos fazer uma divulgação ampla”, afirma o diretor da companhia.

Ainda de acordo com a Companhia, o passageiro não sofrerá com muitas mudanças técnicas. E completa: o endereço é a única alteração para a chegada e saída da frota.

Categorias:
Brasil
Tags:
BRT CMTC Seinfra Terminal Isidória